O curta-metragem “Ribeirinhos do Asfalto”, da cineasta paraense Jorane Castro, saiu da 39ª Festival de Cinema de Gramado com dois Kikitos de Ouro no último sábado, 13. Os prêmios foram para Dira Paes, eleita pelo júri como Melhor Atriz, e Rui Santa Helena, que conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte.
“Ribeirinhos” foi exibido na mostra competitiva de Gramado na quinta-feira, 11. O lançamento em Belém deve ocorrer ainda este mês, mas ainda não há uma data definida.
O curta foi rodado em dezembro de 2009, em locações como a Feira do Ver-o-Peso, em meio ao tumulto e agitação habituais do lugar, que ganharam ainda mais força com a presença da atriz Dira Paes, na época em pleno sucesso da personagem global “Norminha”.
O trabalho é uma ficção filmada de maneira documental e retrata os contrastes entre o universo urbano e a vida ribeirinha. Há imagens de travessias de barco e viagens de ônibus que destacam os cenários distintos.
“O filme mostra as relações humanas entre pessoas que precisam lutar pela sobrevivência, enfrentando a dura realidade, longe de conceitos como bem e mal. A relação entre estes personagens, na realidade do Brasil contemporâneo, é o motor da história. O Festival de Gramado é um dos mais populares e conhecidos do Brasil. Iniciar uma carreira em Gramado é um ótimo sinal de que estaremos em mais mostras e festivais”, disse Jorane ao blog Holofote Virtual, numa entrevista publicada em julho, quando o curta foi confirmado em Gramado.
“Ribeirinhos do Asfalto” foi selecionado pelo Prêmio Petrobras Cultural e teve patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet. (Diário do Pará)
0 comentários:
Postar um comentário