O primeiro dia da 15ª edição da Feira Pan Amazônica do Livro, que acontece no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, terá atrações para todos os gostos. O estilista Ronaldo Fraga é o criador da exposição “Moda e Literatura: quando se leem as roupas e vestem as palavras”, que estabelece a proximidade entre moda e apropriação cultural nas suas coleções, no 1º piso do Hangar. Ele divide as atenções com o escritor Mario Prata e a poetisa Alice Ruiz, que respectivamente participam do “Encontro Literário”, no Coliseu das Letras, e da palestra “Três Jeitos de Poesia”, no Coliseu das Letras.
Em 2001, Ronaldo Fraga foi convidado a entrar no São Paulo Fashion Week e desde então desfila nas duas edições anuais do evento. Ele se inspira muito na literatura para desenvolver suas criações e fala sobre o processo de pesquisa que originou as coleções “Todo mundo é ninguém”, “A cobra ri” e “Turista Aprendiz”, respectivamente inspiradas na obra de Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Mário de Andrade na palestra “Moda e Literatura: quando se leem as roupas e vestem as palavras”, hoje, no espaço átrium Dulcinéa Paraense.
PRATA DA CASA
Pelo segundo ano consecutivo convidado do evento, o escritor Mario Prata, que já liderou a lista dos “mais vendidos”, teve envolvimento com diversos setores que a atividade pode abordar: teatro, cinema e televisão, e na feira contará o seu processo de criação que deu origem a romances como “Sete de Paus”, “Mas será o Benedito?” e “O diário de um magro”.
Autora de sucessos como ‘Socorro’ e ‘Quase Nada’, conhecidas pelas interpretações de Cassia Eller e Zeca Baleiro, a letrista Alice Ruiz estará no evento palestrando sobre poesia e música. Uma das principais autoras brasileiras a escrever num método japonês chamado Haikai, a viúva do escritor Paulo Leminski trouxe a filha (Estrela Ruiz), que canta algumas de suas criações.
Doação de Livros
A Imprensa Oficial do Estado lança neste sábado a 2ª edição da Campanha “Livro Solidário”. O objetivo é estimular a doação de livros para instalar espaços de leitura em comunidades com maior vulnerabilidade social da Região Metropolitana de Belém, contribuindo para o exercício da cidadania e garantia do direito de acesso ao conhecimento.
Na Feira do Livro, o posto de arrecadação será o estande da IOE. Após o evento, a coleta continua na sede Imprensa Oficial (tv. do Chaco, 2.271), nas escolas Santa Rosa, no colégio Universo e no colégio Ipiranga (av. Almirante Barroso). (Diário do Pará)
Confira nos links abaixo a programação dos próximos dias da Feira Pan-Americana do Livro:
Fonte: dol
0 comentários:
Postar um comentário