sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Banho de cheiro é tradição para último dia do ano

É importante começar o ano com tudo em dia, não só com as contas, mas as crenças também devem estar bem alinhadas para que nada dê errado em 2012. O Portal ORM procurou nesta sexta-feira (30) a vendedora de ervas do mercado do Ver-o-Peso, ‘Bete Cheirosinha’, para saber o que os paraenses devem fazer para começar o ano com o pé direito.
De acordo com ela, há um ritual de banhos, que, se não for seguido religiosamente, pode não ter efeito. Para começar, utilize o ‘banho de descarrego’, que deixa para trás todo o ‘mau olhado’ e inveja acumulados no ano. O banho leva as ervas cabi, macuraca, cipó de alho, comigo ninguém pode, alecrim, vence tudo, limpa corpo, desempata e cachaça. Ela explica como é o preparo. 'Tem que misturar na água e depois tomar o banho sem molhar a cabeça. Não pode se enxugar! Coloque uma roupa branca e vá até a esquina da sua casa e volte. Depois tome outro banho para tirar o cheiro. Nesse use sabão de coco', explica Cheirosinha
Depois desta etapa, o próximo banho é o de Ano Novo. É aconselhável que toda a família tome este banho para garantir a tranquilidade’. O banho leva manjericão, chama, folha da fortuna, abre caminho, dinheiro em penca, canela, patchoulli, pripioca, folha da sorte, catinga de mulata e pataqueira. 'Este banho você toma antes de se arrumar para comemorar o Réveillon. Mistura em uma bacia de água e pode molhar o corpo inteiro. Tome o banho completo, mas tem que ser antes da meia noite senão não tem efeito', conta Bete.
Por fim, nos últimos minutos de 2011, o próximo passo é a defumação de Ano Novo. Ela é feita com alecrim, alfazema, breu branco, incenso, mirra, benjoim, patchoulli. 'Deu meia noite, acenda o fogaréu e passe a fumaça pela casa toda, que com certeza vai atrair sorte para toda a família', finaliza Bete Cheirosinha.
Agora a pergunta é: Será que funciona? Segundo a adepta dos banhos de cheiro, Vera Leal, é tudo uma questão de fé. 'Como todo paraense, não posso deixar de tomar os banhos. Não significa que o ano será uma maravilha. Mas com certeza essa crença ajuda a nos fortalecer no momento de superar as dificuldades', acredita Vera.









Redação Portal ORM
Fotos: Pedro Cavalcante (Portal ORM)

0 comentários:

Postar um comentário