quarta-feira, 29 de junho de 2011

Motim durou mais de cinco horas e teve reféns em Marituba

 


Os detentos do Presídio Estadual Metropolitano 1, localizado em Marituba, região metropolitana de Belém, protagonizam um motim na manhã desta quarta-feira (29). Dois agentes prisionais foram feitos reféns. Ninguém ficou ferido.
De acordo com informações da Superintendência do Sistema Penal, o motim começou por volta das 6h da manhã, na ala D, vila inferior, do PEM 1 e só foi encerrado por volta das 11h30 da manhã. Na ala estão alojados 34 detentos, mas segundo a Susipe, apenas 15 participaram do motim.
Os detentos aproveitaram a hora do café e fizeram o primeiro agente prisional, Glauco Matos da Rocha, refém. Após intensas negociações com a Polícia Militar e a direção da casa penal, ele foi liberado, somente quatro horas depois.  Mas em seguida, os presos fizeram outro agente como refém, Edmiler Alves Coelho, que ficou em poder deles até o final do motim, por volta das 11h30.
Ainda segundo a Susipe, os presos não usaram nenhuma arma ou 'estoque', arma confeccionada com qualquer tipo de objeto pontiagudo, para render os agentes, apenas a força física.
Os presos reclamam revisão nos processos judiciais, cadastro de visitas, maior atenção médica e mais medicamentos. A Susipe informou que vai entrar em contato com a Vara de Execuções Penais, para discutir essa reivindicação. Sobre o atendimento médico e medicamentos a Susipe garante que estão sendo fornecidos.
Homens da Rotam (Ronda Tático Metropolitano) e da COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar fazem uma vistoria nas celas do presídio em busca de armas e materiais usados no movimento.

Redação Portal ORM

0 comentários:

Postar um comentário