sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Estudantes protestam contra datas de vestibulares no Pará

Um grupo de pelo menos 400 estudantes de escolas públicas do Estado interditou a Avenida Almirante Barroso, esquina com a Avenida Tavares Bastos, por cerca de uma hora, na manhã desta sexta-feira (23). O protesto foi contra a proximidade de horários das provas das Universidades Federal e Federal Rural, além da revolta com a expectativa de mais uma greve dos professores, marcada para acontecer nesta segunda-feira (26).
O protesto começou por volta das 10h30 da manhã e foi encerrado cerca de uma hora depois. Os alunos se concentraram primeiramente em frente ao conjunto habitacional do Basa, na esquina com a Avenida Tavares Bastos, no sentido Belém-Ananindeua.

Inicialmente, todas as pistas foram interditadas, mas com a chegada de policiais da Rotam (Ronda Tático Metropolitano), uma das delas foi liberada. Mesmo assim, o congestionamento foi muito grande na área. Motoristas reclamaram. 'Eles têm direito de protestar, mas todos nós estamos trabalhando. Tinha uma entrega para levar em Marituba em uma hora e, com esse trânsito, é impossível', reclamou Édson Santos, que trabalha com fretes. 
Menos de uma hora depois do início da manifestação, os estudantes resolveram mudar de lado na Avenida e passaram a se posicionar no sentido Ananindeua-Belém, agravando o congestionamento na área, onde há passagem de veículos vindo tanto da Almirante Barroso, como da Tavares Bastos.


Somente por volta das 11h30, após negociação com a Rotam, os manifestantes aceitaram desocupar as pistas.

Reivindicações- Os estudantes reclamam da coincidência das datas e horários das provas da UFPA e UFRA. 'A diferença de horário é de uma hora entre uma prova e outra, o que impede os alunos de prestarem vestibular para as duas universidades', reclamou o estudante Gerson Rocha.

Eles também reclamam da greve dos professores, que está marcada para iniciar nesta segunda-feira (26) e que deve prejudicar os candidatos a provas do Enem e universidades.

Redação Portal ORM

0 comentários:

Postar um comentário