sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Banco do Brasil deve instalar agências no Marajó

Representantes do Banco do Brasil (BB) confirmaram na quarta-feira (14), que o banco reservou recursos para inaugurar dez agências no arquipélago do Marajó, no Pará. O lançamento das novas unidades, que estava previsto para este mês, só não ocorreu porque alguns municípios ainda não providenciaram toda a documentação necessária.
A confirmação da possibilidade de instalação das agências foi feita durante reunião com representantes dos municípios e de organizações sociais marajoaras promovida pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) e pela Defensoria Pública da União (DPU). Desde 2010 o MPF/PA e a representação da DPU no Estado vêm participando das conversações para a criação das agências no arquipélago.
De acordo com o banco, apenas os municípios de Anajás, Curralinho, Gurupá e São Sebastião da Boa Vista assinaram acordo com o BB para a instalação das agências. Os municípios de Bagre, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras e Salvaterra ainda não deram retorno ao banco.
Para facilitar e acelerar a inauguração das agências o BB está permitindo que os municípios assinem contratos provisórios, possibilitando o início da instalação das unidades até que toda a documentação seja providenciada pelas prefeituras.
Um dos integrantes da Coordenação de Desenvolvimento do Território do Marajó (Codetem), Assunção Novaes, informou que a entidade vai mobilizar representantes em todos os municípios para cobrarem das prefeituras mais agilidade no estabelecimento da parceria com o banco.
Além da assinatura do contrato, para habilitarem-se à parceria basta que os municípios providenciem um imóvel com infraestrutura básica e repasse ao BB a administração da folha de pagamentos dos servidores municipais.
O procurador regional dos direitos do cidadão no Pará, Alan Rogério Mansur Silva, o defensor público Anginaldo Vieira e os demais participantes da reunião com o Banco do Brasil ressaltaram a importância da instalação das agências, que facilitará a implementação de políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de reduzir o número de assaltos a pessoas que saem de seus municípios para utilizar serviços bancários em Belém.
Juntamente com o MPF/PA e a DPU, a Casa Civil da Presidência da República, que coordena o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Marajó, também vem participando das negociações para a instalação de agências no arquipélago, com a tomada de medidas para viabilizar a chamada “cidadania bancária” na região no menor prazo possível. (Ascom/MPF-Pará)

0 comentários:

Postar um comentário