sábado, 17 de dezembro de 2011

Belo Monte: grupo faz protesto em Altamira

Cerca de 20 pessoas ligadas a movimentos sociais fizeram na manhã deste sábado (17) manifestação contra a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O foco do protesto é para alertar contra o uso do dinheiro público para o financiamento da hidrelétrica.
“Belo Monte com meu dinheiro, não” foi o slogan adotado. Além de Altamira, mais oito cidades de sete estados brasileiros fizeram manifestações iniciando a campanha. O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) é o alvo principal dos protestos.“Não queremos que os bancos usem nosso dinheiro para financiar esse projeto”, diz Antonia Melo, uma das coordenadoras do Movimento Xingu Vivo para Sempre, uma das principais vozes contrárias ao empreendimento alçado à condição de prioridade pelo Governo Federal.
Os ativistas escolheram o mercado principal de Altamira para a manifestação. Às 8h, faixas e cartazes começaram a ser espalhados nas imediações e cruzamentos, enquanto panfletos eram distribuídos.
“Não podemos aceitar calados tanta violência social causada por essa obra”, disse o professor Lázaro Verçosa, um dos coordenadores da manifestação, que iniciou às 9h e durou cerca de duas horas.
Quase no mesmo espaço a prefeita de Altamira Odileida Sampaio inaugurou uma placa de homenagem ao Centenário de Altamira, feita pela Maçonaria local. A prefeita só confirmou a descida do veículo oficial quando teve a certeza de que não seria alvo de protesto dos manifestantes.
EM BELÉM
Na capital paraense também hove manifestação. Organizado pelo Movimento Xingu Vivo, o ato público saiu da praça da República em direção ao Banco do Brasil onde foi realizado uma encenação, depois o grupo seguiu para o Banco Central e à AGU e protestaram pintando a mão com urucum e marcando as paredes do prédios.





(DOL, com informações do repórter Ismael Machado)

0 comentários:

Postar um comentário