sábado, 17 de dezembro de 2011

Candidatos fazem a última prova da Uepa amanhã

Os candidatos que disputam uma vaga na Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam, amanhã, a última fase do vestibular que vai selecionar estudantes para ocupar as 3.323 vagas distribuídas nos 21 cursos de graduação de Belém e interior. A universidade possui habilitações nas áreas de educação, saúde e tecnologia.
Entre os ávidos para ingressar no ensino superior está o jovem Luis Fontel, 20 anos. Ele será um dos 13.533 estudantes que devem realizar a prova. No início do ano, Luiz saiu do conforto de seu lar em Paragominas, largou o emprego promissor como técnico em mineração e veio para Belém morar com uma tia e tentar uma das vagas ofertadas no curso de medicina. “Desde então só tenho estudado, sei das dificuldades, por isso me preparei. Estou confiante, as outras provas foram boas e estou acima da média”, explicou.
Para ele, o vestibular da Uepa é sempre um desafio, principalmente em se tratando do curso mais concorrido, como é o caso de medicina. “A terceira fase tem outro diferencial, a redação, que amedronta muitos candidatos. Acompanhando a lógica das questões que resolvi nas outras etapas, em relação ao nível que é cobrado, acredito que esta terceira será bem difícil”, define.
Delmo Oliveira, diretor de acesso e avaliação da Uepa, alertou para o horário da chegada. “Sempre orientamos nossos candidatos a chegarem uma hora antes nos locais de aplicação do processo, para evitar imprevisto”.
ATENDIMENTO
Segundo o diretor, os alunos que necessitarem de algum tipo de atendimento especial devem comparecer até às 14 horas de hoje no campus da Djalma Dutra e entrar com requerimento, que será avaliado pela comissão técnica do processo seletivo.
Ele comemora um índice que representa a interiorização da instituição: “do universo total de candidatos deste processo, cerca de 47% vão realizar o vestibular nos seus municípios de origem. Isso deve evitar o inchaço na demanda para os cursos da capital e ainda qualifica mão de obra para estas localidades que, em sua maioria, são deficientes”. Delmo adiantou que o resultado final, com a divulgação da lista de aprovados, está previsto para a primeira quinzena de janeiro.
A prova acontece de 8h às 13 h. Dos estudantes convocados para essa fase, 7.817 foram classificados após a primeira e a segunda etapa do Processo Seletivo (Prosel), realizadas em 27 e 28 de novembro. Os demais 5.716 candidatos concorrem a uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise).
CONFIANÇA
Com apenas 17 anos, Mariana Menezes não está com receio do nível que poderá ser cobrado nesta terceira fase. Ela contou que as 54 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, serão respondidas com cautela, mas sem grandes preocupações. Afinal, a Uepa é apenas uma segunda opção. “Não significa que não queira passar, mas estou menos nervosa se comparar com outros processos que fiz”, afirma. A moça está confiante na redação, que vale 30 pontos. Segundo ela, escrever sempre foi o seu forte. Para não ser eliminado, o candidato terá que fazer, no mínimo, doze pontos na prova objetiva e seis na redação.






0 comentários:

Postar um comentário