terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Exposição reproduz cores e texturas do Ver-o-Peso

O Mercado do Ver-o-Peso, considerado a maior feira livre da América Latina, é retratado numa exposição multimídia que a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) realiza de 29 de setembro a 28 de dezembro, no Canto do Patrimônio, em Belém.
A ideia é reproduzir para os visitantes da mostra a sensação de estar entrando no próprio mercado. Para despertar os sentidos visuais, táteis e olfativos do público, a exposição utilizará recursos multimídia, imersão em textura, cheiros e cores do mercado.
A abertura da exposição ‘Ver-o-Peso’ acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 19h. Às 20h, será lançado o livro “Ver- o Peso. Estudos Antropológicos do Mercado de Belém”, de autoria da antropóloga Luciana Carvalho, que aborda o resultado de extensa pesquisa sobre o mercado paraense.
No dia seguinte (30), a equipe do Iphan promove debates sobre o mercado histórico, dentro do seminário “Ver-o-Peso: Múltiplos Olhares”. A atividade será composta pelas mesas redondas ‘O Ver-o-Peso em foco’ e ‘A exposição Ver-o-Peso’, que acontecem de 8h às 12h e de 14h às 18h, respectivamente.
O evento é fruto de um trabalho de pesquisa sobre o famoso mercado. Trata-se de um desdobramento dos trabalhos e da documentação audiovisual realizados no âmbito do Inventário de Referências Culturais do Ver-o-Peso, entre os anos de 2008 a 2009, sob responsabilidade da Associação das Erveiras e dos Erveiros do Ver-o-Peso (Ver-as-Ervas) em parceria com o Iphan-PA e com o patrocínio da Petrobras/Lei de Incentivo à Cultura. O inventário realizado pelo Instituto busca destacar o valor cultural do mercado.


ORM

0 comentários:

Postar um comentário