quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Oferta de vagas na agropecuária cresceu em 2011

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pa) divulgou nesta quinta-feira (22) um balanço sobre a geração de emprego formal na agropecuária paraense e demais estados da região Norte. 
A pesquisa constatou a queda de empregos no setor nos últimos dois meses, em todo o Estado. Em contrapartida, os números de janeiro a novembro de 2011 mostram que a oferta de vagas na agropecuária apresentou um crescimento de 5%, resultando na geração de mais de 2 mil postos de trabalho no Pará.
Este estudo integra o projeto Observatório do Trabalho do Estado do Pará, desenvolvido através de parceria entre o Dieese e o Governo estadual. Os dados foram apurados com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, extraídas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.
Em novembro, o saldo de empregos formais na agropecuária foi negativo. Foram 159 desligamentos a mais que o total de admissões, sendo que no mesmo período do ano passado a situação foi inversa, já que o setor apresentou crescimento na época, com um saldo positivo de 62 contratações a mais que as demissões. 
O cenário de queda de admissões se repetiu na maioria dos estados da região Norte. Registrando 392 desligamentos a mais que contratações, o Amazonas teve a maior perda de postos de trabalho na agropecuária. O Pará vem logo em seguida. Os estados do Tocantins e Roraima estão na outra ponta, com saldo positivo no surgimento de empregos no setor.
Especificamente no Pará, mesmo com o declínio da geração de empregos verificada nos meses de outubro e novembro de 2011, a flutuação dos postos de trabalho na agropecuária demonstra saldo positivo no comparativo entre admissões e demissões, pois houve um crescimento ao longo do ano, repetindo o desempenho observado no mesmo período de 2010.
De janeiro a novembro o Estado foi o destaque na região Norte, com a maior geração de empregos, seguido de Tocantins e Rondônia. Ainda de acordo com as análises feitas pelo Dieese/Pa, do saldo total de postos de trabalhos gerados em toda a região norte em 2011, cerca de 48% foram gerados no Pará, representando 2.676 postos de trabalhos.
Nos últimos 12 meses (dez/2010-nov/2011) no Setor da Agropecuária foram feitas, em todo o norte, 61.037 admissões contra 57.139 desligamentos gerando um saldo positivo de 3.898 postos de trabalhos com crescimento de quase 5%.







(DOL, com informações do Dieese/Pa)

0 comentários:

Postar um comentário