segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Plebiscito foi destaque na imprensa nacional

Durante todo o domingo (11), o Pará e seus eleitores foram observados atentamente por todos os brasileiros, através de sites de notícias que acompanharam minuto a minuto a votação histórica sobre a divisão do Estado.
O plebiscito foi destaque em todos os principais sites e agências de notícias do país, a maioria destacou o fato de ser a primeira vez que os eleitores eram consultados sobre a criaçao de novos Estados. Após o fim da votação, às 17h, a apuração acelerada ganhou as manchetes e começou a confirmar a vitória do "Não" diante da possibilidade de criar Tapajós e Carajás.

Já no fim da noite, com quase todas as urnas apuradas (99,95) e a vitória do "Não" confirmada pelo TSE e pelo TRE-PA, a imprensa brasileira noticiou o resultado e a repercussão no Pará.
A Folha.com destacou: "Após rejeitar divisão, paraenses falam em reduzir desigualdades", falando sobre as promessas feitas por políticos que se comprometeram a olhar mais para as regiões que queriam se emancipar. No portal Terra a manchete dizia: "Paraenses tomam as ruas para festejar a vitória do Não", mostrando fotos da comemoração na Doca.
O site de notícias UOL destacou a comemoração do governador Simão Jatene: "Governador do Pará festeja resultado de plebiscito e critica pacto federativo", destacando também o descontentamento de Jatene com a ausência de recursos federais no Pará. A Agência Brasil e o site do jornal O Estado de São Paulo destacaram manchetes iguais: "Em plebiscito, eleitores do Pará rejeitam divisão do Estado"



(Henrique Miranda/DOL)

0 comentários:

Postar um comentário