terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Use a Internet a seu favor para comprar imóveis

Como em muitos outros setores da vida pessoal, a Internet também pode ser um auxílio fundamental na hora de escolher o imóvel a ser comprado. Porém, mesmo sendo uma das formas mais práticas de pesquisar, comparar e até negociar preços, alguns cuidados devem ser tomados para evitar surpresas desagradáveis.
O crescimento do mercado imobiliário e o aumento do número de pessoas com acesso à Internet deram origem a diversas possibilidades na área dos imóveis. Entre as possibilidades o internauta pode encontras sites especializados no assunto, hot sites dos empreendimentos e de imobiliárias e incorporadoras, e até sites de compras coletivas de imóveis com desconto, que podem oferecer alternativas com redução de até 30% do preço final.
O comprador também pode encontrar disponíveis fotos e vídeos dos imóveis para fazer a escolha à distância. Os recursos disponíveis, no entanto, precisam ser aproveitados com cuidado.
O ambiente digital é o ideal para pesquisar e comparar, mas na hora de fechar o negócio, algumas coisas ainda precisam ser feitas pessoalmente. A documentação do imóvel, por exemplo, deve ser analisada com atenção, assim como a identidade do vendedor deve ser conhecida e de fácil confirmação.
Rodrigo Ribeiro é especialista em direito do consumidor e imobiliário e sócio do escritório Barros Ribeiro Advogados, ele ressalta que a compra de imóveis pela Internet exige os mesmos cuidados que se tem nas compras feitas pessoalmente. "A documentação do imóvel é o mais importante, e eles não podem ser todos obtidos pela internet", explica.
Segundo o advogado, o consumidor deve exigir todas as certidões para poder verificar a situação do imóvel. Essa documentação precisa ser mostrada pelo corretor, mesmo que por e-mail, mas na hora de fazer a escritura as originais devem ser apresentadas. Rodrigo Ribeiro também aconselha que o consumidor faça uma visita ao imóvel quando possível, para conferir detalhes que podem ser escondidos em filmagens, como problemas hidráulicos.
O especialista também alerta o comprador para a necessidade de visitar pessoalmente o imóvel antes da compra, já que sem isso é difícil recorrer judicialmente caso o consumidor tenha algum problema depois da compra.










(DOL, com informações do Imovelweb)

0 comentários:

Postar um comentário