segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Campanha do PT será baseada em participação social

"Nosso programa de governo será orientado pela participação popular e social". É o que afirma o vereador Alfredo Costa, que venceu ontem (5) as prévias do Partido dos Trabalhadores (PT) para disputar a Prefeitura de Belém, nas eleições deste ano. Agora que a candidatura petista foi definida, Alfredo Costa conta que o próximo passo do partido será conversar com todos os setores da sociedade e movimentos sociais para pautar o programa de governo que norteará a campanha política do partido.
Em entrevista à reportagem do DOL, o candidato do PT antecipou que seu programa de governo pretende atrair os jovens. "Nós temos que fazer políticas verticalizadas com o Governo Federal. O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), executado pelo IFPA (Instituto Federal do Pará, antiga Escola Técnica), é um dos programas federais que poderemos levar para os bairros de Belém com o objetivo de profissionalizar os jovens", declarou.
Além do seu cargo de vereador, Alfredo atua como professor em universidades e pré-vestibulares de Belém e pretende usar o contato que tem com esse público como uma das forças de sua campanha.
Alfredo Costa prevê para março o início dos debates nos bairros de Belém. "A próxima rodada de debates será para ouvir a população e definir as principais necessidades, principalmente sobre saúde e educação", contou.
O candidato não acredita em vitória no primeiro turno e já pensa em alianças. “A ideia é dialogar com todos os partidos da base do governo Dilma”, explica Alfredo, ao falar sobre a estratégia de campanha. Ele acredita que muitos partidos vão optar por lançar seus candidatos e admite a existência de uma grande força política na oposição. “É mais provável irmos para o 2º turno”, afirmou. PV, PSB e PCdoB são alguns dos partidos cotados para alianças.
Costa alcançou 2.202 votos válidos, apenas 53 a mais que seu adversário, Cláudio Puty.
PETISTA HISTÓRICO
Para Costa, o PT é o partido que tem o maior número de membros ativos. "A militância grande e aguerrida do PT é o grande diferencial". Alfredo define sua candidatura como a que representa os petistas históricos. Esse perfil pode ser atribuído ao histórico de militância do vereador. Alfredo Costa participou ativamente das campanhas anteriores de candidatos do PT a prefeito de Belém, como a de Humberto Cunha, por duas vezes, passando por José Carlos Lima, Ana Júlia Carepa, Edmilson Rodrigues e Mário Cardoso. Foi presidente do Grêmio Estudantil Paes de Carvalho e participou ativamente da luta que garantiu a meia-passagem aos estudantes paraenses.
Militante do Movimento Popular, também atuou na luta que resultou nas conquistas das terras da Radional I e II no bairro do Jurunas. Alfredo também se engajou na luta pela retomada do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino (Sinpro/Pa), sendo demitido de escolas por liderar greves de sua categoria.
PERFIL DO CANDIDATO
Em seu perfil no Portal da Câmara Municipal de Belém, Alfredo define que "a educação é o caminho para a liberdade". Em sua atuação parlamentar, destaque para as medidas que tratam do meio ambiente, que vão desde a transformação dos espaços públicos, passando pelo pedido de instituição no município do cumprimento do Código Florestal no que se refere à cobertura vegetal mínima às margens dos mananciais hídricos. Também estiveram entre as propostas do vereador a obrigatoriedade da inclusão de programas prevenção à Aids e doenças sexualmente transmissíveis nas escolas municipais e a proibição a estocagem de pneus a céu aberto.
O vereador exerce atualmente seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Belém. Ele apresentou cerca de 20 projetos de lei com destaque para a proposta de proibição do corte de fornecimento de água e energia elétrica no município de Belém às sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados, que foi aprovada pela Casa.












(DOL, com informações do portal do PT-PA)

0 comentários:

Postar um comentário