quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Enchente em Marabá já desalojou 105 famílias

Em Marabá, até o fim da tarde de ontem, 105 famílias já tinham deixado suas casas, tomadas pela cheia dos rios Tocantins e Itacaiúnas. O nível do Tocantins se mantém estável, aos 10,58 metros, desde a última terça-feira (31). Do total de famílias atingidas, 82 estão alojadas nos três abrigos providenciados pela Defesa Civil Municipal.
Os abrigos oficiais são a extinta Feira Álvaro de Barros, na entrada da Marabá Pioneira; as imediações do Ginásio Poliesportivo “Renato Veloso” (na Folha 16); e um abrigo na Folha 33.
Ainda há mais duas aglomerações de barracos improvisados pelos próprios desabrigados na Marabá Pioneira, sendo um na sede do bloco carnavalesco Tradição do Maneco, com quatro famílias, e outro com 20 famílias no bairro Santa Rosa, nas imediações do Posto de Saúde e da orla do Rio Tocantins.
Segundo a Defesa Civil de Marabá, a prefeitura também está organizando um abrigo no Núcleo Cidade Nova, com capacidade para 100 famílias.
No momento, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) realiza um relatório social no interior dos abrigos para saber o perfil de cada família. De acordo com Joab Barbosa Pontes, coordenador da Defesa Civil de Marabá, só a partir desse levantamento é que as primeiras cestas básicas serão distribuídas nos abrigos.
Pontes destaca que ainda não é possível prever as dimensões da enchente este ano, uma vez que o período chuvoso pode ir até o mês de maio. Mas lembra que esse mesmo nível do rio registrado ontem só foi alcançado no ano passado, no dia 27 de fevereiro. O nível máximo da última enchente, quando 1.300 famílias foram atingidas, foi de 12,28 metros.
Nesse período da enchente, a Defesa Civil de Marabá tem à disposição sete caminhões para auxiliar no deslocamento dos atingidos pela cheia. O abastecimento de água nos abrigos tem sido feito por dois carros-pipa, cedidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). (Diário do Pará)
LOCAIS ATINGIDOS
No bairro Santa Rosa: Avenida Pará, Avenida Getúlio Vargas, Rua São Pedro, Rua Magalhães Barata, Bartolomeu Igreja, Travessa Santa Terezinha, Travessa São João, Travessa Nossa Senhora das Graças. Na Marabá Pioneira: Vila do Rato. Na Folha 33: quadras 34 e 37. No São Félix: Ruas Beira Rio e 1º de Maio.
ONDE BUSCAR AJUDA
O Posto de Comando da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) funciona na Travessa Carlos Leitão, 290, Velha Marabá. Os telefones de contato são: (94) 9163-6718 / 8112-7191 / 8802-6279 / 9174 -8214 / 8129-3580.

0 comentários:

Postar um comentário