quarta-feira, 30 de maio de 2012

MP quer a suspensão da queima de fogos no Círio


O Ministério Público do Estado (MP) recomendou à diretoria da festividade do Círio de Nazaré que seja proibida a tradicional queima de fogos nas proximidades da samaumeira onde habitam as aves daquela redondeza. A promotoria do meio ambiente, patrimônio cultural, habitação e urbanismo de Belém aconselha que sejam utilizados no shows pirotécnicos do encerramento do Círio fogos de artifícios de menor poder de explosão, que atinjam maior altura e que possam emitir ondas sonoras toleráveis pelas aves.

O coordenador da festa do Círio 2012, Kleber Vieira, disse que estas recomendações já foram feitas em outros anos e que os pontos apontados pelo MP são levados em consideração há mais de 10 anos. “Apenas em 2009, em virtude da impossibilidade de utilizarmos o espaço do 29º CSM do Exército, onde sempre colocamos a estrutura dos fogos de artifícios, foi que usamos a praça da Basílica. Mas estamos dando atenção às recomendações”.
Kleber contou que, apesar de ainda não terem sido notificados este ano, vão acatar qualquer decisão do MP. “Se recebermos a orientação de não realizar os fogos, assim o faremos. Caminhamos junto com a lei. Será uma pena, afinal, é um evento que faz parte da história do Círio”.
Os promotores de Justiça Nilton Gurjão das Chagas e Raimundo Coelho Moraes alertam para a poluição sonora, afirmando que a queima dos fogos é prejudicial à saúde humana e um fator considerável para a mortandade de aves, especialmente periquitos. Os promotores ainda recomendam que os fogos sejam gradativamente substituídos por tecnologias mais aprimoradas para o local.
Segundo o MP, após a analise do contexto dos fatos, será avaliada a conveniência ou não da responsabilização civil e penal da recomendação, caso seja constatada a inércia da diretoria da festa.
(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário