quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Santa Maria do Pará deve eleger novo prefeito neste domingo

Propaganda no rádio vai até amanhã. Só um candidato está na disputa
Foto: TSEFoto: TSE
Termina amanhã (15) a propaganda eleitoral gratuita de rádio para a eleição municipal de Santa Maria do Pará, município do nordeste paraense que terá a terceira eleição para do prefeito desde 2012. Das três chapas que se inscreveram ao pleito, apenas uma continua na disputa: a encabeçada pelo candidato Alcir Costa da Silva (PSB). Como em uma eleição regular, o voto é obrigatório aos maiores de 18 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos e analfabetos.
A eleição será neste domingo, 18. De acordo com os números da Justiça Eleitoral, 19,5 mil eleitores estão aptos a votar. A campanha de rua está liberada desde o dia 1º de dezembro, enquanto que nas rádios, a propaganda começou no dia 3 de janeiro.
Esta semana tem sido marcada pelos últimos preparativos para realização do pleito. Na próxima sexta-feira, dia 16, será feita a preparação e o lacre das urnas. No mesmo dia, também será entregue todo o material que será utilizado na eleição pelos 232 mesários que vão atuar no pleito. O treinamento deles se encerrou no último dia 10. Já as urnas, só serão distribuídas na véspera do pleito aos 18 locais de votação.

Problemas em torno dos registros dos candidatos que se habilitaram ao cargo de prefeito, assim como em eleições anteriores, persistiram nesta também. Dois dos três candidatos tiveram os registros negados junto à Justiça Eleitoral. A coligação “A Esperança se Renova”, dos candidatos Andreia Costa (PR) e Antonio Carlos Matos (PTB), foi impugnada sob alegação de fraude na formação da coligação. Já a candidatura do Partido Republicano (PR), que lançou os candidatos Francisco Lima e Alberto Pinho, foi deferida pela Justiça eleitoral, porém, os registros individuais dos candidatos foram negados por ausência de certidões obrigatórias. O partido tentou substituir os candidatos, mas os pedidos foram feitos fora do prazo legal e acabaram indeferidos pela juíza Cláudia Favacho, responsável pela eleição. Desta forma, continua no páreo apenas a coligação União por Santa Maria, do candidato Alcir Silva, que foi prefeito interino da cidade até o ano passado.
ANULADA
A primeira eleição municipal de Santa Maria foi anulada porque o candidato reeleito, Lucivandro Silva Melo, e seu vice, Paulo Augusto Batista Alencar, tiveram os registros cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por compra de votos. Em fevereiro deste ano, foi realizada uma nova eleição, da qual saiu vencedora a candidata Diana Melo, esposa de Lucivandro. Dois meses após o resultado da primeira eleição suplementar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que ela não poderia ter concorrido à eleição porque o marido, então prefeito do município, não se desincompatibilizou do cargo em tempo hábil, que, de acordo com a Constituição Federal, é de seis meses antes da eleição. A decisão seguiu entendimento já adotado pelo juízo local e pela Corte Regional. Como nas duas eleições anteriores, o vencedor foi eleito com mais da metade dos votos, terá que ocorrer uma terceira eleição em Santa Maria.
No domingo, mais de 70 homens da Polícia Militar farão a segurança no município. A expectativa é de que em duas horas o resultado seja oficializado.
fonte:ormnews

0 comentários:

Postar um comentário