quinta-feira, 26 de março de 2015

Estudantes da Uepa interditam a BR-010 em protesto

Estudantes da Uepa interditam a BR-010 em protesto (Foto: Esmael Teixeira)
(Foto: Esmael Teixeira)
Estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em São Miguel do Guamá, localizado na região nordeste do Pará, interditaram a rodovia BR–010, próximo a ponte que liga os municípios de Muaná e Irituia, por algumas horas na manhã desta quinta-feira (26), em protesto pelo descaso do governo do Estado com a educação.
De acordo com o estudante Rafael Miranda, o ato é em protesto pela greve dos professores e pela falta de estrutura do campus. "Resolvemos ir para as ruas protestar favorável a greve dos professores e pedir melhorias no campus. Queremos que o governo cumpra com a sua palavra e faça os investimentos necessários. Estamos sem laboratórios, não há funcionários suficientes, estudamos em um prédio precário", disse.
Um estudante chegou a ser detido pelos policiais militares que acompanhavam o protesto, por desacato, mas foi logo liberado.
Segundo os estudantes, a reitoria do campus de São Miguel aparece algumas vezes apenas para fazer promessas. "A reitoria vem até o campus, apenas para conversar e fazer promessas, mas nada é cumprido", comentou Rafael Miranda.

Os estudantes reclamaram da postura dos policiais, que usaram até balas de borracha durante a manifestação. 
Um representante da Polícia Militar que não quis se identificar chegou a dizer que esse é o trabalho deles. "Zelamos pelo direito de ir e vir da sociedade, por isso utilizamos balas de borracha, para dispersar os manifestantes e impedí-los de fechar a rodovia novamente", afirmou o representante da PM.
Os estudantes realizam uma assembleia no início da tarde de hoje, para definir novos atos, e afirmam que não vão esmorecer até que o governo se posicione sobre a situação.
A via foi liberada e o trânsito segue normal.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) informou, através de nota, que já obteve autorização da Secretaria de Estado de Administração (Sead) para novas contratações de professores e técnicos-administrativos. 
Contudo, as demandas relacionadas à infraestrutura,  compra de materiais, reforma e melhorias das instalações serão atendidas de acordo com a possibilidade orçamentária e financeira da Universidade. 
A Universidade informou ainda que está agendando visitas in locu nos campi para manter um canal de diálogo com a comunidade acadêmica e que já apresentou ao Governo do Estado projetos de investimento para que possa desenvolver a infraestrutura necessária à educação de qualidade.
(DOL com informações de Esmael Teixeira

0 comentários:

Postar um comentário