Petróleo e gás: aumento na produção requer grandes investimentos (Foto: Agência Petrobrás) |
A tualmente com 85.417 empregados, a Petrobras, maior empresa do Brasil, revelou que pretende expandir o seu quadro de pessoal para 103.030 até 2015 (funcionários que atuam no exterior e de empresas subsidiárias também estão inclusos na projeção).
O aumento de 17.613 colaboradores no efetivo da estatal, que funciona com economia mista, também irá refletir diretamente no setor de concursos.
O anúncio referente às futuras contratações foi feito por José Sergio Gabrielli de Azevedo, presidente da companhia, durante a apresentação do Plano de Negócios 2011-2015, realizada em 25 de julho. De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, o presidente afirmou que o planejamento de recursos humanos é um dos desafios corporativos, pois o objetivo é tornar a empresa referência internacional no segmento de energia e em gestão de pessoas.
No ranking mundial dos países que mais consomem petróleo, o Brasil está em sétimo lugar. Segundo Gabrielli, o fato de o mercado brasileiro crescer cerca de 2,1% ao ano requer grandes investimentos, principalmente em exploração e produção. De olho nesta realidade e com o objetivo de levar ao máximo o conteúdo local, o discurso do presidente foi otimista. “Seremos, entre as empresas que produzirão petróleo de novas descobertas, a maior de todas”, disse. Para que o plano traçado pela estatal alcance os resultados esperados serão feitos investimentos em diversas áreas, entre elas tecnologia e recursos humanos.
DISPUTADO
No que diz respeito à contratação de pessoal, a Petrobras é uma das instituições que mais atraem candidatos quando se trata de processo seletivo público. O último edital lançado pela companhia ofereceu 590 vagas, além de cadastro reserva, teve mais de 170 mil inscritos na disputa por cargos de níveis médio, técnico e superior para atuação em todo o país. Os contratos são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os salários irão oscilar entre R$ 1.801,37 e R$ 6.217,19, acrescidos de benefícios.
Embora o presidente da empresa tenha exposto que o número de oportunidades definido no Plano de Negócios seja alto, não há detalhes referentes às próximas seleções, até porque o último concurso de âmbito nacional não foi homologado.
Do total de servidores que atuam na estatal, 51% do efetivo têm menos de dez anos de casa e 46% têm tempo superior a 20 anos. O plano estratégico da companhia prevê um quadro de pessoal com 89.201 funcionários em 2012, 92.693 em 2013, 96.953 em 2014 e a meta de 103.030 em 2015, divulgou a assessoria de imprensa. As informações são do Jornal dos Concursos. (DOL)
0 comentários:
Postar um comentário