terça-feira, 10 de maio de 2011

Mototaxistas terão que se qualificar

Há três anos Márcio Roberto Rocha sai de casa às 7h30 para garantir seu sustento sobre duas rodas. Mototaxista, ele diz já ter experiência na área, porém, a partir do final de maio, ele só poderá exercer a profissão se tiver um curso de qualificação na área.
Segundo o coordenador do Registro Nacional dos Condutores de habilitação do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Leonardo Lobato, o curso de qualificação é indispensável para quem quiser exercer a profissão. “Sem que haja esse curso, a pessoa não vai poder atuar como mototaxista. O comprovante de que a pessoa fez o curso vai ser lançado na própria carteira de motorista, onde vai ser identificada a atividade funcional”.
Segundo ele, o curso será dividido em duas partes, sendo uma teórica e outra prática. “Eles terão aulas teóricas como prática de pilotagem sobre duas rodas e noções básicas de legislação. No final é feito um exame, porém, quem não conseguir passar terá que fazer um período de reforço para fazer o teste novamente”.
O curso será realizado pelo Detran em parceria com o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp). “Os cursos serão coordenados e supervisionados pelo Detran, já o Iesp vai entrar com a infraestrutura, cedendo salas, motos e equipes”.
“Nós já temos uma pista montada e três motos que servirão para fazer o teste prático”, informou o diretor do Iesp, Coronel Emílio Ferreira. “O curso é o primeiro passo para que os mototaxistas possam exercer a profissão e visamos treinar 35 mil condutores em todo o Pará”. Segundo Lobato, a primeira fase do curso deve iniciar ainda no final de maio com periodicidade de duas vezes por mês na capital e uma vez por mês no interior do Estado, com 30 alunos por turma.
CUSTO
Como o departamento ainda está analisando a implantação de parcerias para a realização do curso, ao custo do serviço ainda não foi definido. “O curso do Detran deve ficar por volta de R$ 140, mas ainda estamos analisando. Não temos um valor exato’”, disse Leonardo.
Segundo o presidente da Federação Estadual dos Mototaxistas, Raimundo Nonato Alves, a federação está negociando para que o custo seja acessível à categoria. “É importante para que o motoqueiro entenda a responsabilidade que se tem ao conduzir passageiros”. (Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário