quinta-feira, 26 de maio de 2011

UFPA reduz as leituras obrigatórias

UFPA reduz as leituras obrigatórias (Foto: Arquivo)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiu que será reduzido o número de leituras inicialmente recomendadas para o Processo Seletivo 2012. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), realizada ontem na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). A comissão determinou que, das 20 obras literárias até então selecionadas, somente 12 irão continuar no conteúdo programático da instituição.
REUNIÃO
Entre os participantes da reunião, estavam a pró-reitora de Ensino, Marlene Freitas; o assessor técnico da Proeg, Mauro Magalhães; a diretora do Centro de Processos Seletivos, Marilucia Oliveira e diretores de alguns institutos da UFPA.
Apesar da redução do número das obras, todas as escolas literárias já divulgadas como parte do conteúdo programático serão trabalhadas. Um dos principais critérios para a seleção foi a disponibilidade online dos textos. No site da Proeg (www.proeg.ufpa.br), estão disponíveis links de algumas bibliotecas virtuais, nos quais é possível baixar as obras gratuitamente.
A Coperps ainda decidiu que a possibilidade da UFPA estabelecer o mesmo conteúdo programático na disciplina de Literatura, adotado pela Universidade do Estado do Pará, deverá ser pensado para o próximo processo seletivo.
Na última terça-feira, professores e estudantes das redes pública e particular de ensino reuniram-se com representantes da UFPA. O principal argumento do grupo era a extensa quantidade de obras a serem estudadas, visto que é “um processo seletivo, que não contempla somente a disciplina de Literatura”, conforme ponderou a estudante Roberta Dinelly.
LEITURAS RECOMENDADAS - 2ª FASE
- Gil Vicente — O pranto de Maria Parda (monólogo).
- Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos Guerra.
- Arcadismo em poemas líricos de Bocage.
- Romantismo - Leitura dos poemas “Navio Negreiro”, de Castro Alves, e “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias.
- Realismo, Naturalismo e Parnasianismo
- Leitura dos contos “Desilusão” e “Que bom marido”, do volume Contos Paraenses, de Marques de Carvalho;
- Leitura das crônicas “Trabalho feminino”, “Antônio Conselheiro”, “Prostituição infantil” e “Recenseamento”, de Olavo Bilac.
- Simbolismo - Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Cruz e Sousa.
- Modernismo
- Leitura do conto “O carro dos milagres”, de Benedicto Monteiro;
- Leitura de Primeira manhã, de Dalcídio Jurandir;
- Leitura do romance A viagem do elefante, de José Saramago.
(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário