terça-feira, 28 de junho de 2011

A Origem do Terço dos Homens


 

No ano de 1821, oriundos da Fazenda Sítios Novos (hoje município de Canhoba), dois caçadores em seus desbravamentos, chegaram a descobrir uma lagoa nas proximidades da Pedra da Paciência (nome dado pelos próprios por se tratar de uma beleza). A então região ficou por eles denomina “Lagoa das Panelas”, em razão de terem encontrado no local inúmeras quantidades de panelas de origem indígena.
Os dois desbravadores por nome de José Ferreira de Góis e Antônio José dos Santos, por serem freqüentadores da feira pública de Propriá, espalharam a noticia da localização da Lagoa das Panelas, chegando então aos ouvidos do comerciante de açúcar Manoel Quincas Palatem, Senhor de engenho no povoado Cutia, no município de Capela, o qual colocou os devidos dados sobre a exata localização, tendo como ponto de orientação a Serra da Melancia e como ponto exato a Pedra da Paciência, onde no local foi erguida uma bandeira para melhor exatidão.
O comerciante e senhor de engenho Manoel Quincas Palatem, traçando um percurso cansativo, saindo da Cutia acompanhado de escravos e zabumbas, que serviam para espantar as onças que havia na região passando pela Taquera, Segredo, Saco de Areia, Moita Redonda, Braúna Torta, Queimadinha, Guedes e Travessia (município de Aquidabã), Mata Grande, Baixo do Mamoeiro e Pedra da Formosa, rumo a Lagoa das Panelas, também acompanhado da família, Manoel Quincas Palatem fixou-se no local construindo seu sobrado no alto da atual rua Boa Vista, denominando de Panelas o lugarejo já em 1884, onde teria um cruzeiro construído na Fazenda Bela Vista de Propriedade de João Correa Palatem, onde foi celebrada a primeira missa pelo padre Francisco Gonçalves de Lima. Em 1886 tornava-se concluída a pequena capela do lugarejo, que a 8 de setembro de 1897 o padre Francisco de Lima, introduziu a imagem de Nossa Sra. da Conceição padroeira do lugarejo, que, em seguida, ficou denominado, não mais de Lagoa das Panelas, mas de Nossa Sra. da Providência, denominação dada em virtude do constante crescimento do lugarejo pela Divina Providência. Já em 7 de janeiro de 1891 foi realizada a primeira feira, tendo dentre seus vários moradores a alferes Pedro Vieira de Menezes, precursor político, oriundo do município Jacaré dos Homens (Alagoas).
Em decorrência do avanço que o lugarejo obtinha, surgiram moradores de diversos pontos, tendo como sua economia de destaque o cultivo do algodão, transformando-se em um dos maiores produtores do estado, com usinas de beneficiamento.
Em 1936, foi criado o Terço dos Homens pelo Frei Peregrino, quando já havia uma comunidade que tinha como sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, sua capela e sua fé.
Em 1938, foi criado o Distrito de Paz. Já em 1944 foi elevado a vila, ocasião em que o poeta sergipano Simeão Sobral denominou-a então vila por nome de Itabi, em razão das duas Pedras que em Tupi-Guarani, tem o significado de Ita- Pedra e Bi-Duas.
Já na conjunção política destacava-se Francisco Vieira de Menezes, filho de Pedro Vieira de Menezes. Enquanto o vilarejo era descrito os principais nos principais meios de comunicação, como o Correio Brasileiro, por ser a primeira localidade no território nacional a queimar uma Urna eleitoral, numa campanha tumultuada, onde os candidatos Arnaldo Garcez e Leandro Marciel decidiram o governo do estão vilarejo de Itabi. Por conseqüência o governador eleito Arnaldo Garcez, em reconhecimento elevou o vilarejo a município no dia 25 de novembro de 1953, pelo Decreto-Lei Estadual n° 525-A. criando também o povoado Boa Hora (palavra de Arnaldo Garcez, “Foi o meu presente a Itabi”).
Em 1954 foi realizada a primeira eleição municipal, tendo como o primeiro prefeito Francisco Vieira de Menezes (mandato de 1955 a 1960).
Anterior ao fato relatado acima, existia uma origem para o Terço dos Homens, origem que se encontra no texto abaixo retirado do site do Terço dos Homens Mãe Rainha no qual cita como tendo partido de Alagoas, mas, na verdade, os homens de Alagoas copiaram a idéia por terem visto no estado de Sergipe, e após a Sra. Oneida Araujo ter visto um grupo de homens rezando na cidade de Maceió, a mesma levou a idéia para Jaboatão dos Guararapes em Recife.
Veja um trecho:
"O Grupo de Oração Terço dos Homens de Jaboatão, foi fundado em 05 de março de 1997, quando a coordenadora do Movimento da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, Srª. Oneida de Araújo, trouxe a idéia ao participar de um encontro Norte/Nordeste realizado na Casa de retiro São José, em Beberibe, ao ouvir um testemunho de um coordenador do Movimento no Estado de Alagoas, achando muito importante, entrou em contato com o Irmão Antônio José dos Santos, no sentido de ser criado um Grupo de Oração do Terço dos Homens em Jaboatão. No dia 05 de Março de 1997, às 19:00h, na Igreja Nossa Senhora do Livramento, foi realizado o 1º encontro do Grupo, tendo como primeiros participantes 15 (quinze) Irmãos".
Fomos convidados pelo Padre Sadraks Gualberto a participar do 1º Encontro Estadual da Região Sudeste, encontro este realizado na cidade de Cordeiro no Rio de Janeiro, e fazendo uma visita ao grupo da cidade de Bom Jardim, precisamente na Paróquia N. Sra. da Conceição, que é dirigida pelos frades Agostinianos Descalços, fomos informados que o Terço dos mesmos existe desde 1996, embora tenha sido oficializado em 24 de abril de 1998, e que em outras cidades circunvizinhas já existia o Terço dos Homens com datas bem anteriores. Fomos orientados a entrar em contato com frei César Fontana, hoje residente em Ampére - PR, tendo o mesmo nos confirmado a informação, por ter sido ele que levou a idéia para a cidade. Frei César nos enviou um e-mail onde narra em poucas palavras do lançamento do Terço.
Vejam que a data antecede ao Terço iniciado no Santuário de Olinda, que foi no ano de 1988.
Como iniciou o Terço dos Homens
”Venho por meio dessa dizer que tenho uma grande devoção ao terço à Virgem Maria. E uma certa vez estando de férias, como de costume, a família se pôs a rezar o Terço. E quando percebi meu pai, Elido Fontana, estava de joelho com os cotovelos apoiados na cadeira rezando com os filhos e a esposa.
Aquela cena me tocou o coração. Então refleti sobre aquele momento e pensei que tal se todos os homens rezassem juntos o Terço à Virgem Maria. Quantas graças e bênçãos aconteceriam.
Durante a viagem no ônibus, voltando das férias para o Rio de Janeiro, na cidade de Bom Jardim terminei de rezar o Terço e veio à idéia de começar o Terço com alguns homens daquela cidade. No primeiro apareceu uns 30 homens e tinham mais de 15 seminaristas Agostinianos. No segundo mês tinha mais de 100 homens. E assim foi crescendo essa devoção.
Como acontece no Terço: toda a última quinta-feira do mês as 19h30m. Os homens chegam um pouco antes e alguém escreve o nome de cada um num livro, isto, na porta da Igreja. Começa o Santo Terço com cânticos intercalados em cada dezena. Depois do Terço, á sempre realizado o sorteio de alguns objetos religiosos como: terços, imagens, chaveiros... Sempre lembrando que não importa o valor do presente, mas sim o sentido de ganhar uma lembrança no dia do Terço dos Homens.
Começamos em Bom Jardim no Rio de Janeiro em 24-04-1996, depois em Luiz Eduardo Magalhães na Bahia, Ampére, Pinhal de São Bento e Nova Londrina no Paraná. E depois fiquei sabendo de tantos outros lugares que começaram e outros que querem começar.
Desejo que a Virgem Maria a mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo continue intercedendo a todas as famílias dos homens que participam do Terço dos Homens em diversas paróquias do Brasil. E que Deus proteja a todos””.
Envio minha benção sacerdotal."
Frei Cezar Fontana.
Ampére – PR
Partindo do Rio de Janeiro, fomos a Aracajú onde reside um filho nosso, e como as coisas de Deus são imprevisíveis, não podemos deixar de relatar um fato que acreditamos, nos foi dado por Deus e Maria Santíssima para esclarecer de uma vez por todas a origem do Terço.
Olhando com nosso filho os sites das companhias aéreas, observamos que para retornar a Fortaleza tínhamos de fazer escala, em Salvador ou em Brasília, e como não conhecíamos Brasília resolvemos passar uma semana na casa de uma pessoa nossa por nome Mirela. - cito o nome para mostrar porque nos foi dado por Deus e Maria Santíssima.
Perguntamos ao nosso filho o número do celular da Mirela para gravarmos no nosso e ligarmos de noite, por ser mais barata a ligação, e saber se havia condições de nos hospedar. Procurando na letra M encontramos o nome de Milton - Aracajú, que é o Coordenador Estadual do Terço.
Vejam bem o detalhe a seguir: gravei no celular o nome Milton e na realidade o nome dele é Nilton. Caso tivéssemos gravado corretamente o nome, não teria havido o encontro.
Entrando em contato com ele, o mesmo foi nos visitar na manhã seguinte e segundo documento apresentado por ele, o Terço teve início no ano de 1936 no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi – SE, como mostrado acima.

Da página http://pt.wikipedia.org/wiki/Itabi tiramos o histórico sobre a criação da cidade de Itabi, no qual é feita referência ao Terço dos Homens.
O Nilton nos cedeu uma cópia autenticada do documento (vejam abaixo), com as assinaturas do Padre José Clóvis que é o Diretor Espiritual e dos Coordenadores atuais. O lançamento do Terço teve como padroeira N. Sra. do Perpétuo Socorro.
Lá o Terço é rezado mensalmente e no estado de Sergipe sugiram vários Terços dos Homens em todas as regiões, tendo a idéia se espalhado para outros estados circunvizinhos.
Queremos deixar bem claro o mérito e a força que foi dada ao Movimento depois de lançado no Santuário de Olinda, onde o mesmo passou a ser rezado semanalmente e do Movimento de Schoenstatt ter assumido o mesmo, da pessoa do Pe. Miguel Lencastre que foi um grande divulgador.
Após o lançamento em Fortaleza no dia 18 de novembro de 2003, foram dadas diretrizes para a organização do Terço, entre elas um Manual, um Roteiro do Terço, uma camisa padrão para os grupos, outros formulários e o Estatuto Social para orientar e sugerir um formato uniforme do Terço em todos os locais onde seja rezado, tudo com aprovação dos Padres Miguel e Ottomar Schneider, na época Diretor Nacional do Movimento, além do maior fator de divulgação do Movimento do Terço que foi o site www.tercodoshomens.com.br, idéia do Carlos Humberto Quezado e J. C. Benevides, na época Coordenador Estadual no Ceará do Terço dos Homens..
Sem sombra de dúvida, após o lançamento do site, o Terço dos Homens teve uma expansão grandiosa por todo Brasil, sendo hoje rezado do Rio Grande do Sul a Roraima e contando com uma média estimada em 600.000 homens participando mensalmente.
Devido aos e-mails que recebemos, os inúmeros downloads do Manual e Roteiro do Terço que são feitos toda semana do site, acreditamos que o Terço dos Homens seja rezado em outros países, motivo pelo qual o abrimos para o mundo por meio do domínio Enviamos para Cuba o Manual e Roteiro, o modelo da camisa e o CD com as músicas do Terço para lançamento naquele país, a pedido de um professor universitário, o que resultou na implantação do mesmo.
A partir dos fatos citados acima o Movimento passou a ser chamado Terço dos Homens no Brasil e no Mundo.

0 comentários:

Postar um comentário