sábado, 6 de agosto de 2011

Grávida é rejeitada em cinco hospitais

Com fortes dores de parto, Maria Monteiro da Silva, 17 anos, percorria Belém ontem à noite em busca de leito para ter seu bebê. A jovem veio da comunidade de Itancoamiri, no município de Acará, na manhã de ontem, acompanhada pela mãe, Honória Monteiro da Silva, em busca de vaga em um hospital.

A jovem foi levada ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Santa Casa, Beneficente Portuguesa, Maternidade do Povo e ao Hospital Samaritano, mas não conseguiu atendimento.

“Em todos os hospitais que levamos disseram que ela está com três centímetros de dilatação e está para ter o bebê, mas não podem atender por falta de leito. Estamos desesperados”, contava Honória, por vonta das 23h de ontem.

Amigo da família, Adilson Nascimento peregrinava com Maria em seu carro pelos hospitais de Belém. “É revoltante ver uma pessoa nessa situação. Já fomos a vários lugares e nada. Desse jeito ela vai ter o bebê no meu carro, mesmo”.

Eles ainda tentariam levá-la à Ordem Terceira e ao Hospital Guadalupe. A assessoria de imprensa do governo do Estado informou que, nesses casos, o paciente deve ser encaminhando pela Secretaria de Saúde do município para a central de leitos da capital, que deve encaminhar o paciente para um hospital com leito disponível. 

Em casos de urgência, como o de Maria, segundo a assessoria, o encaminhamento deve ser a hospitais de ‘portas abertas’, como Pronto Socorro da 14 de Março (PSM) ou o Hospital Metropolitano, que não podem negar atendimento. O DIÁRIO não conseguiu contato com família ontem para apurar a resolução do caso.

(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário