quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Líder do PSDB anuncia próximas ações após novas denúncias contra ministros


 Brasília - 22 de agosto - Após as novas denúncias divulgadas durante o final de semana, o Líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), cobrou que a tal “faxina” que estaria sendo realizada pela presidente Dilma não passe de mais uma ação de marketing – ou mera “faxina de fachada”, pela diferença de tratamento dado a cada um dos casos, de acordo com o partido envolvido.
“A crise ética parece não ter fim, surgem novas denúncias semanalmente e pouco ou quase nada tem sido feito de prático”, afirmou Nogueira. “A presidente precisa definir se vai mesmo tomar as medidas necessárias ou permanecer refém de um ministério corroído por fraudes. Ministério montado conjuntamente por seu antecessor e ela, é importante lembrar”, alertou o Líder tucano.
Nogueira cobra, além do mero afastamento de ministros e servidores acusados, punição para os responsáveis pelas fraudes e o ressarcimento aos cofres públicos de todo o montante desviado. “Essa é a nossa forma de contribuir: com medidas que visem sanear o serviço público, garantindo que não sejam efetuadas somente ações pontuais e contribuindo com o fim da impunidade. E dada a dimensão dos escândalos, a ferramenta mais adequada é a instalação de uma CPI com poder para investigar tudo aquilo que permanece obscuro”, apontou.
Diante de denúncias publicadas no final de semana, Duarte Nogueira prepara uma série de ações, listadas abaixo, que serão protocoladas nesta terça-feira.
Na Câmara dos Deputados:
- Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e na Comissão de Viação e Transportes, requerimentos de convocação da ministra Ideli Salvatti – flagrada em escutas telefônicas da Polícia Federal negociando cargos e defendendo a permanência do superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos, apesar de acuado por diversas denúncias de irregularidades;

- Na Comissão de Viação e Transporte, requerimento de convite para que o próprio superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos venha esclarecer os fatos referidos na investigação policial em questão;
- Também será apresentado requerimento de convocação da ministra Ideli na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para esclarecer quais medidas determinou a partir da denúncia feita a ela por parlamentares do PP de que o ministro das Cidades, Mário Negromonte, estaria oferecendo mesada de 30 mil reais em troca de apoio para sua permanência à frente do Ministério;
- Requerimento de convocação do próprio ministro Mário Negromonte na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para responder sobre as denúncias;
- Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, requerimento de convocação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para responder sobre a suposta utilização de avião cedido por empreiteira que realiza obras públicas e declarada inidônea pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2009.
Fora da Câmara:
- Representação no Conselho de Ética da Presidência da República contra o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo pela suposta utilização de avião cedido por empreiteira que realiza obras públicas e declarada inidônea pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2009.
- Representação no Ministério Público Federal contra o ministro do Turismo, Pedro Novais, para apuração de irregularidades no Ministério – a partir de constatação da própria Corregedoria Geral da União de que “100% dos convênios firmados pelo Ministério trariam irregularidades”.
Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário