sábado, 24 de setembro de 2011

Governador inaugura pólo do Pro Paz Bengui

Mais um espaço onde crianças e adolescentes da periferia de Belém poderão construir uma cultura de paz foi inaugurado pelo governador Simão Jatene, na manhã deste sábado (24). Trata-se do pólo Pro Paz Benguí no Estádio do Mangueirão, que faz parte do Programa Pro-Paz nos Bairros.
Cerca de 540 pessoas com idades entre 8 a 18 anos podem agora participar de atividades que envolvem música, dança, cultura e esporte. Tudo será oferecido gratuitamente pelo governo, a partir de parcerias com as secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel), de Educação (Seduc) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entre outros órgãos.
As inscrições para quem quiser participar do pólo já começaram e podem ser feitas no Mangueirão. As aulas começam em outubro. As atividades acontecerão nas dependências do estádio, em espaços que antes não tinham nenhuma utilidade. Foram criadas salas de aulas e de dança e quadras poliesportivas, onde as crianças e adolescentes participarão das atividades no contraturno escolar.
“Estamos plantando boas sementes agora, tirando as crianças das ruas para que não se tornem delinquentes no futuro. Dessa forma com certeza teremos uma sociedade melhor e menos violenta”, enfatizou o governador. O pólo implantado no Mangueirão é o terceiro em Belém. O primeiro foi inaugurado no dia 30 de abril, em um espaço que antes era abandonado, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Alunos do pólo da UFPA fizeram questão de apresentar ao governador tudo que já aprenderam após quatro meses de programa. Os jovens do grupo de hip hop mostraram uma dança exclusiva para o governador e disseram como essa atividade mudou a vida deles. “Não tínhamos espaço para ensaiar e nunca éramos chamados para se apresentar em nenhum lugar. Agora tudo mudou, vamos até nos apresentar no Festival Internacional de Dança. Estamos realizando um sonho”, disse o jovem Elson John, 18 anos.
Para a mãe da pequena Vitória, 8 anos, o programa Pro Paz nos bairros mudou a vida de toda família. “Meus filhos não tinham local para brincar. Eles passavam o dia inteiro em casa e meu filho mais velho já estava andando com má companhia. Hoje em dia, tudo mudou. O pólo pro paz da UFPA é a segunda casa deles”, afirmou.
Durante a inauguração do Pólo Pro Paz Benguí no Mangueirão, foram oferecidos para a população os serviços do Pro-Paz Cidadania, com ações sociais como cortes de cabelo, emissão de documentos e atendimento médico e odontológico. A previsão da coordenação do programa é que, até o fim do dia, dez mil atendimentos sejam feitos.
(Secom)

0 comentários:

Postar um comentário