quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A IV Conferência Estadual de Políticas Para Mulheres inicia com a presença da Ministra Iriny Lopez

Iniciou na ultima terça-feira, 25, no Auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves – Centur a IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres realizada pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Mulheres da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
As conferências de políticas para as mulheres são parte de um processo participativo e de diálogo entre o poder público e a sociedade civil. A realização fundamenta-se no princípio do fortalecimento da participação e no controle social, na valorização do diálogo crítico entre estado e sociedade, particularmente com os movimentos de mulheres e feministas.A abertura do evento recebeu representantes de mais de 100 municípios do Estado do Pará totalizando aproximadamente 500 mulheres. A conferência estadual é mais uma etapa para a conferência Nacional que ocorre em dezembro em Brasília (DF). Na ocasião estavam presentes representantes do poder público e da sociedade civil.
A Ministra da Secretaria nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e Presidente do Conselho Nacional de Direitos da Mulher, Iriny Lopes, ressaltou a importância da conferência, a diversidade, e as diferentes realidades de várias conferências que já participou.A ministra também falou do papel da mulher enquanto chefa de família em âmbito profissional e citou a diferença dos salários que ainda é inferior ao dos homens. “Queremos discutir com a Dilma um plano para mulheres. Todas estão convocadas Para debater um plano que envolva Capacitação e todas as áreas, pois temos a mesma capacidade e competência dos homens” finalizou a Ministra lembrando que estará presente na Conferência Nacional.
A coordenadora do Comitê gestor do Pro-Paz, Isabela Jatene, Expôs a importância da conferência e falou da projeto Pro-Paz Mulher. “será um centro de referência que dará assistência integrada e envolverá atendimento médico e psicossocial”, finalizou a coordenador garantindo que a obra do projeto será entregue até janeiro de 2012. Já a Deputada Estadual Ana Cunha, parabenizou as propostas da sociedade civil e falou da importância de haver políticas públicas que envolvam capacitação profissional para as mulheres que não tiveram a oportunidade estudar em uma universidade.
Encerrando a cessão de abertura da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, o titular da Sejudh, José Acreano Brasil Junior falou do papel da mulher na sociedade. “Tenho a plena clareza e convicção da importância do papel da mulher na construção de um estado igualitário” disse o secretário mostrando seu interesse em contribuir com plano estadual para engrandecer a autonomia econômica e social da mulher.
O evento ocorre até a próxima sexta-feira, 27, durante os próximos dias serão ministradas palestras e ocorrerão debates para a definição do plano estadual de políticas para as mulheres que será apresentada na etapa nacional em Brasília.
 
Vandson Batalha – Ascom/Sejudh

0 comentários:

Postar um comentário