quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Faixa Azul entra em vigor na Almirante Barroso

Depois de um mês para que as empresas de transporte coletivo reeducassem seus motoristas para a utilização das faixas 3 e 4 como obrigatoriedade, o projeto Faixa Azul da Companhia de Trânsito do Município de Belém (CTBEL), entrou em vigor, ontem, na Avenida Almirante Barroso.
O projeto pretende atender às reclamações da população, que pede que as faixas 1 e 2 sejam usadas exclusivamente para carros menores. Nesta etapa do projeto, a fiscalização está sendo feita apenas por viaturas e transportes com fiscais em pontos fixos ao longo da avenida.
“Com o efetivo reduzido em 40 agentes e devido as operações especiais de fim de ano, estamos trabalhando em alguns pontos fixos da Almirante Barroso. Mas a partir do dia 9 de janeiro, o efetivo de agentes de trânsito estará normalizado”, diz Elias Jardim, diretor de trânsito da CTBEL.
Segundo Jardim, o projeto já finalizou a primeira etapa. “Primeiro foram modificadas as cores das faixas laterais pela direita, a retirada das tartarugas ao longo da avenida e a implantação das placas de regulamentação de acordo as normas de trânsito brasileiras. Agora em 2012 vamos desenvolver a segunda etapa do projeto, quando vamos colocar câmeras em pontos estratégicos da avenida para que a via seja totalmente monitorada, evitando acidentes e irregularidades”, diz.
Uma delas é a observação das constantes “queimas de paradas”, que ocorre quando o motorista não atende a chamada do pedestre. “Acredito ainda que vamos poder ajudar outros órgãos, como o de segurança e primeiros socorros”, explica o diretor de trânsito.
Para a passageira Regina Almeida, 44, se a regra foi implantada corretamente o trânsito pode melhorar bastante. “Existem poucos ônibus para a quantidade de pessoas que necessitam deles. Acredito que se houver uma fiscalização rigorosa, o trânsito pode melhorar. Mas mesmo assim, vejo que os motoristas não estão respeitando a sinalização e andam nas faixas 1 e 2. Apesar de depender de apenas uma linha de ônibus, poucas vezes perdi a condução por conta dos motoristas estarem em faixas distantes”, enfatiza.
REEDICAÇÃO
Segundo Océlio Valente, motorista há 25 anos e que há nove trabalha com transporte coletivo, os carros menores também devem ser reeducados. “Muitas vezes carros pequenos atrapalham, andam nas faixas 3 e 4 sem mesmo ter a necessidade de dobrar para outras vias, assim temos que desviar deles. Ontem vi vários ônibus seguindo pelas faixas proibidas, justamente por não conseguir andar pelas faixas 3 e 4. Por isso que acabamos queimando as paradas, principalmente em horário de pico, quando os ônibus estão extremamente lotados. Uma viagem que deveria durar uma hora e quarenta minutos, acaba durando mais de duas horas. Por essa demora também somos penalizados”, desabafa.
De acordo com a CTBel, desde o início da implementação do projeto Faixa Azul, as empresas de transporte coletivo foram avisadas através de ordem de serviço sobre a implementação da nova regra e sua importância de reeducação dos motoristas para a utilização das faixas 3 e 4 como obrigatoriedade. Das penalidades, tanto as empresas quando os motoristas serão autuados. A empresa administrativamente e os motoristas com multa de R$125 mais cinco pontos na carteira.







(Diário do Pará)

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