quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aniversário de Belém: 500 farão a segurança da festa

Em comemoração ao 396º aniversário da cidade, a Prefeitura de Belém prepara uma programação cheia de surpresas para os belenenses. Dentre os presentes que serão entregues a partir desta quarta-feira (11), a assinatura do projeto de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) é um deles, planejado para beneficiar mais de 600 mil pessoas que são usuárias do corredor de tráfego que vai de Icoaraci até São Brás.
Esse modelo de transporte rápido é construído sobre caneletas e possui um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor viário vai ligar o distrito de Icoaraci ao bairro de São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado.
O projeto prevê três estações. Uma em São Brás, outra no Entroncamento e a última em Icoaraci.O sistema deverá atender toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo serão 20 quilômetros de pistas, monitoradas pelo Centro de Controle Automatizado com capacidade para atender cerca de 45 mil passageiros por hora.
A prefeitura também presenteará a cidade com 12 carros e 10 motocicletas para uso da Companhia Municipal de Transportes (CTBel) e Guarda Municipal de Belém (GMB). A entrega será na quinta-feira (12), a partir das 10 horas. Além disso, o prefeito inaugura no mesmo dia, a rua de número 2.500 do Programa de Asfaltamento da Prefeitura de Belém. A via foi toda pavimentada pela prefeitura e receberá o nome “Mário Andreazza”.
Comenda Francisco Caldeira de Castelo Branco será entregue no dia do aniversário de Belém
Já se tornou tradição.A comenda de maior reconhecimento do Município de Belém, denominada Francisco Caldeira de Castelo Branco, será entregue no próximo dia 12. para 25 agraciados que se destacaram no ano de 2011. A medalha será entregue pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, em cerimônia especial de aniversário da cidade no Palácio Antônio Lemos, a partir das 19h.
A condecoração, que carrega o nome do fundador da capital paraense, já faz parte do calendário oficial de aniversário de Belém e com a outorga da comenda, a Prefeitura homenageia pessoas, estabelecimentos, instituições e autoridades que de alguma maneira contribuíram para o sucesso da Administração Municipal durante o ano de 2011.
Festa dos 396 anos terá o reforço de mais de 500 guardas municipais
O comando da Guarda Municipal de Belém (GMB) vai dispor de mais de 500 homens do seu efetivo para garantir a segurança dos eventos que vão celebrar os 396 anos da cidade de Belém. A programação festiva começa, nesta quarta-feira (11) e se estende até sábado(14), em várias partes da cidade com shows musicais, missa em Ação de Graças e entrega de viaturas e motocicletas para a própria GMB.
Nessa quarta-feira (11), a partir das 19 horas, 250 homens da Guarda com apoio de viaturas, motocicletas e cães vão se concentrar no entorno do palco da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), montado na avenida Pedro Miranda com a Travessa Alferes Costa. A cantora baiana Ivete Sangalo, trazida a Belém através de uma parceria formada por algumas empresas, fará a abertura musical da noite, seguida por bandas locais como Jeito Inocente.
Na quinta-feira (12), o grande dia do aniversário de Belém, pelo menos 50 guardas municipais vão estar a postos, a partir das 08 horas da manhã, no entorno da Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé) e do Palácio Antônio Lemos, onde acontecerá, respectivamente, às 08h e às 10h30, a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e a entrega de 12 viaturas e 10 motocicletas. Com a nova frota de veículos operacionais, a GMB passará a contar com 18 viaturas e 21 motocicletas.
Ainda na quinta-feira (12), à noite, novamente 250 servidores da Guarda vão reforçar a segurança nas proximidades do palco da Prefeitura de Belém. Diversas atrações musicais são esperadas, dentre elas, as cantoras Fafá de Belém, Viviane Batidão e o Arraial do Pavulagem.
No terceiro dia de shows, 13, sexta-feira à noite, 30 guardas municipais do Rondac, com apoio de motocicletas, vão reforçar a segurança durante as apresentações da cantora Gaby Amarantos , Pinduca e outras atrações locais.
No sábado (14), pelos menos 60 homens dos grupamentos de Ações Táticas e Operacionais do GAT e Rondac vão se concentrar no Portal da Amazônia, na Avenida Bernardo Sayão, onde acontece uma extensa programação cultural das 10h às 16h.
Shows e exposições também celebram 396 anos de Belém
Uma programação cultural composta por shows musicais e exposição fotográfica vai marcar a comemoração pelos 396 anos de aniversário de Belém. Várias parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada vão garantir quatro noites de shows, que acontecem dos dias 11 a 14 no palco da Prefeitura Municipal de Belém, na Avenida Pedro Miranda com a
Travessa Alferes Costa.
As apresentações incluem nomes como das cantoras Fafá de Belém, Gaby Amarantos e Viviane Batidão, além das bandas Jeito Inocente, Nosso Tom, Cia do Techno, Arraial do Pavulagem e Tropa do Forró. A guitarrada do Mestre Curica será uma das atrações da terceira noite.
No dia 11, a abertura será feita pela cantora baiana Ivete Sangalo, que está sendo trazida a Belém através de uma parceria de algumas empresas, entre as quais uma cervejaria e duas construtoras.
Na mesma noite do dia 11, em outro palco montado pela PMB, passam as bandas Jeito Inocente, Mizerê, Tropa do Forró e ainda a aparelhagem Rubi Boy. No dia 12, se apresentam as cantoras Fafá de Belém, Viviane Batidão, o cantor Tiago Costa e as bandas ARK, Ravelly, Cia do Techno, Nosso Tom e Arraial do Pavulagem. A noite será fechada pela aparelhagem Novo Príncipe.
Já no dia 13, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a PMB apresenta a cantora Gaby Amarantos, o cantor Pinduca e o grupo Arraial do Pavulagem. A noite encerra com a guitarrada do Mestre Curica. Por fim, no dia 14 a programação acontece durante o dia, a partir das 10 horas, com várias das atrações do primeiro e do segundo
dia e atendimentos à população.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, ressalta a importância das parcerias nas comemorações do aniversário da cidade. “Essas parcerias são importantes para que empresas e entidades que têm carinho por Belém também possam participar e ajudar a Prefeitura a dar esses presentes para a população nos 396 anos da nossa cidade”, explica.
Fotografias - Paralelamente uma exposição de fotografias antigas de Belém acontece nas praças Brasil (dias 8 a 11), Dom Pedro II e Praça do Operário (dias 9 a 13) e ainda na Praça Batista Campos (dias 12 a 15). Em parceria com a Vale, a exposição será interativa e reproduz pontos turísticos e históricos de Belém em grandes painéis.
Com altura de 2,90x2,20 de largura, os painéis servirão de pano de fundo para que os visitantes possam tirar fotos individuais ou com a família. As fotos serão impressas e entregues na hora em uma moldura produzida especialmente para celebrar o aniversário de Belém.
Confira a programação de shows:
Dia 11 de Janeiro (a partir das 19h30)
– Aparelhagem Rubi Boy – Abertura
– Banda Tropa do Forró
– Banda Jeito Inocente
– Banda Mizerê
– Ivete Sangalo
– Aparelhagem Rubi Boy
Dia 12 de Janeiro (a partir das 19h30)
– Aparelhagem Novo Príncipe – Abertura
– Viviane Batidão
– Tiago Costa
– Banda ARK
– Banda Nosso Tom
– Banda Ravelly
– Fafá de Belém
– Cia do Techno
– Arraial do Pavulagem
– Aparelhagem Rubi Boy
Dia 13 de Janeiro (a partir das 17 horas)
– Mestre Curica (com Guitarrada)
– Pinduca
– Gaby Amarantos
– Arraial do Pavulagem
Dia 14 de Janeiro (A partir das 10 horas)
– Viviane Batidão
– Forró Balançar
– Banda Mizerê
– Banda Badalauê

0 comentários:

Postar um comentário