sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cristãos comemoram hoje o dia de Reis

Hoje, 6 de janeiro, é data em que os cristãos comemoram o dia dos três Reis Magos que visitaram Jesus ao nascer: Gaspar, Melchior e Baltazar. Guiados por uma estrela, os Reis chegaram até o local onde Jesus estava com Maria e José. Levaram presentes, que representavam realeza (ouro) de Jesus, a sua natureza humana (mirra, um perfume) e a sua natureza divina (incenso). Segundo a tradição cristã, é o dia em que a decoração natalina deve ser guardada até a chegada do próximo Natal.
A tradição de Reis representa a "epifania do senhor, a manifestação de Deus que veio ao nosso meio e se encarnou em Jesus", afirma padre Acássio Carlos Cardoso, da paróquia Dom Bosco. Os Reis eram sábios e astrônomos que seguiram provavelmente um meteoro ou um cometa – um sinal da presença de Deus.
Tradição: Folia de Reis em Belém, Pará
Muita gente faz questão, por exemplo, de fazer o bolo de Reis e de comer sementes de romã para trazer prosperidade à família. A Folia de Reis começava na véspera de Natal e se encerrava no dia 6. Nesse período, grupos de fiéis formavam pequenas bandinhas e acompanhados das pastorinhas saiam de casa em casa comemorando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, distribuindo bombons para as crianças.
A tradição se perdeu com o tempo, mas famílias como a da professora aposentada Vânia Maria da Costa de Mendonça, 59 anos, fazem questão de desarmar a árvores de Natal com uma festa na qual não podem faltar o bolo de Reis e romã.
Dentro do bolo vai uma mensagem e aquele da família que ganhar a fatia sorteada vai fazer o bolo do ano seguinte. Depois, cada participante deve jogar para trás três sementes de romã e comer as outras três dizendo a palavra “ouro” enquanto come.
“É um reforço para ajudar a não faltar dinheiro em 2012”, afirma Vânia. Ela conta que foi a avó paterna que passou a tradição para a família. “Nós queremos manter o Natal vivo entre a família, mostrar que o espírito natalino não é só presentes, mas o amor”.












(DOL, com informações do repórter Raimundo Sena)

0 comentários:

Postar um comentário