segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Série "Casarões Históricos" agrada público

As belas imagens dos casarões históricos de Belém estarão presentes das edições do DIÁRIO ao longo das próximas semanas. Locais como o Palacete Bolonha, o Palácio Lauro Sodré, o Museu de Arte Sacra, a Loja Paris N’América, o Solar do Barão de Guajará, entre outros, serão retratados através de postais em uma homenagem aos 396 anos de Belém.
Lançada ontem, a série “Casarões Históricos” foi recebida pelos leitores como um convite à preservação do patrimônio histórico do Estado. “Acho uma iniciativa louvável, acredito até que seja única no Brasil. Hoje em dia poucas pessoas valorizam a cultura local, as tradições, e o DIÁRIO premia os leitores com essa série. Pretendo agora colecionar esses postais”, disse o piloto Francisco Jorge Barros.
Proprietário de uma banca de revistas no bairro do Marco, Sebastião Cid afirma que antes mesmo do lançamento os leitores já estavam interessados em adquirir os postais da série. “Já tenho reserva de sete clientes por conta desse tema, que é muito bom e desperta o interesse das pessoas”, conta.
SÉRIE
O primeiro postal - encartado gratuitamente ontem no jornal - retratou o Colégio Gentil Bittencourt, prédio educacional mais antigo do Brasil em funcionamento há 207 anos. Além do postal, a edição também trouxe um álbum de 28 páginas, feito em papel especial. O álbum contém um pequeno resumo dos casarões e as fotos revelam a fachada e os detalhes internos dos prédios. Serão lançados no total 24 postais com fotos de 13 casarões históricos.
A maioria dos casarões de Belém pertenceu a famílias tradicionais, alguns guardam memórias de um tempo de glamour, como o Palacete Bolonha, construído pelo engenheiro Francisco Bolonha para a sua esposa Alice, cujo postal será distribuído gratuitamente na edição de hoje.
Os casarões que compõem a série foram selecionados por uma equipe de profissionais de diversas áreas, levando em consideração a importância histórica e a beleza dos prédios. Os registros são dos fotógrafos Daniel Pinto, Ney Marcondes, Jaime Souza, Octavio Cardoso e Tarso Sarraf (arquivo). O patrocínio é do Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Y.Yamada, com apoio da Vale.











(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário