quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CTBel cria novas áreas de estacionamento proibido

A imprudência dos motoristas na capital paraense é mais notável a cada dia. Ontem à tarde, o DIÁRIO flagrou mais de 10 carros estacionados em local proibido. A ação é comumente percebida. O sinal de “pisca-alerta” é usado como se desse o direito de estacionar em qualquer lugar. Em janeiro, a Companhia Municipal de Transportes de Belém (CTBel) intensificou a fiscalização de casos como esse. Há nova sinalização proibindo o estacionamento na Travessa Nove de Janeiro e nas avenidas Alcindo Cacela e Presidente Vargas.
De acordo como diretor de Trânsito da CTBel, Elias Jardim, essas medidas eram necessárias para garantir maior fluidez ao trânsito. “Estamos fazendo um projeto de ordenamento na cidade, as vias que dão acesso aos bairros e as que são corredores de transporte coletivo são as mais travadas, precisamos fazer o trânsito fluir”, justifica.
Segundo Jardim, ainda há novas mudanças a serem feitas. “A maioria dessas vias tinham acostamento dos dois lados. Fechamos um lado e ganhamos uma pista. Isso ainda vai acontecer nas avenidas Governador José Malcher, Governador Magalhães Barata, Gentil Bittencourt, Conselheiro Furtado e a rua dos Mundurucus”, revela.
Por falta de atenção ou por imprudência, muitos condutores cometem graves erros e atrapalham o trânsito. Flagramos uma motorista parada na esquina da Travessa Nove de Janeiro com a Avenida Gentil Bittencourt. No perímetro, é proibido estacionar, mas ela continuou no carro, com o sinal de “pisca-alerta” ligado até alguém voltar da padaria que fica próxima.
Na porta da casa de dona Mírian Lima, a mudança aconteceu. “Só esse mês guincharam bem uns 10 carros aqui na frente, o trânsito melhorou bastante. O problema agora é que tem gente que tranca a garagem dos vizinhos”, afirma.
Ainda na mesma travessa, uma mulher parou o carro – também com o sinal de “pisca-alerta” –, desceu, e foi conversar com uma amiga. Questionada pela reportagem se sabia que o local era de estacionamento proibido, ela confirmou. A amiga defendeu: “Ela só parou um minutinho”. A motorista não quis dar entrevista e questionou se a equipe de reportagem era de algum órgão fiscalizador.
A imprudência não acontece apenas nas vias em que a mudança é novidade. Na Rua Antônio Barreto, entre a Travessa Nove de Janeiro e a Avenida Alcindo Cacela, mesmo com uma placa avisando que é proibido estacionar, haviam oito veículos parados. Quando o nono estacionou, perguntamos à motorista se ela sabia da regra. Ela garantiu não saber. Quando viu a placa, entrou no carro e prontamente procurou outra vaga.
De acordo com Herculano Dias, morador do perímetro há 30 anos, todos os dias muitos carros fazem da pista um acostamento. “Sempre ficam aí vários carros, uma vez ou outra passa um guincho e sai levando tudo”, conta. O diretor de trânsito da CTBel confirma: “Os veículos apanhados estacionados em local proibido estão sujeitos a guincho e multa”, alerta. (Diário do Pará)
NOVAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO PROIBIDO
-A Travessa 9 de Janeiro, entre a Rua dos Mundurucus até a avenida Governador José Malcher.
-A Avenida Alcindo Cacela, entre as avenidas Pedro Miranda e Governador José Malcher.
-Toda a Avenida Presidente Vargas.
FIQUE DE OLHO
-Ainda no primeiro semestre de 2012, as avenidas Governador José Malcher, Governador Magalhães Barata, Gentil Bittencourt, Conselheiro Furtado e a Rua dos Mundurucus terão novas áreas com o estacionamento proibido.

0 comentários:

Postar um comentário