terça-feira, 3 de julho de 2012

Uepa faz aula inaugural para índios Tembé em São Miguel do Guamá


A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu às boas-vindas aos novos calouros da tribo Tembé aprovados para o curso de licenciatura intercultural indígena. A aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (2), no campus de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, com a participação da vice-reitora, Maria das Graças da Silva, da coordenadora do curso, Joelma Alencar, além de lideranças indígenas, alunos, professores e funcionários.

Terça-feira (3) é a vez dos povos Gavião e Suruí assistirem à aula inaugural, às 8h30, no campus de Marabá, sudeste paraense. A reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, o coordenador do campus, Seidel dos Santos, e representante da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Nacional do Índio (Funai) participam do encontro.

O processo seletivo especial para o curso de licenciatura intercultural indígena ocorreu entre fevereiro e maio deste ano, ofertando 100 vagas para os índios dos povos Gavião, Tembé e Suruí. As aulas começa quarta-feira (4), no campus de São Miguel do Guamá da Uepa e aldeias Kyikatêjê (Tembé) e Sororó (Suruí).

O curso aborda os conhecimentos tratados na área de ciências humanas e sociais, ciências da natureza e matemática e linguagens e arte. Todos estarão articulados aos saberes indígenas, na perspectiva de formar professores nessas três áreas, para atuar na educação escolar indígena. A licenciatura é ofertada pela primeira vez na Uepa. O curso abre com 100 vagas, 50 para cada grupo, e será desenvolvido em regime presencial e modular.

Fonte: Agência Pará

0 comentários:

Postar um comentário