quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Audiência pública na ALEPA discute ações da frente contra divisão do Pará.



Deputados,prefeitos,vereadores,ambientalistas, líderes comunitários e líderes de movimentos sociais de Belém e de vários municípios do interior do Estado lotaram o auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará na tarde desta terça-feira (16).
Eles participaram da audiência pública que discutiu as ações da frente contra a criação dos estados de Carajás e Tapajós. A sessão foi solicitada pelo deputado estadual Celso Sabino e contou ainda com a participação da senadora paraense Marinor Brito.
A sessão foi aberta com o hino nacional brasileiro e, sem seguida, o do Pará, acompanhado pela platéia que durante toda a execução, cantou e aplaudiu o hino. Em seguida, vários pronunciamentos foram fetos. “”Meu mandato na Alepa era com base pelo oeste do Pará. A maioria dos crimes cometidos no interior são praticados por forasteiros que a gente acolhe tão bem aqui. Temos é que rever essa política de recepção de gente de fora e não dividir o Estado”, explicou o vereador por Belém, Nadir Neves.
“Trinta e três vereadores da câmara de Belém já se posicionaram contra a divisão do Estado. Já até criaram uma comissão pra discutir o assunto e isso é algo extremamente relevante. Além disso, outros 15 outros parlamentares, incluindo a senadora Marinor tam,bem já declararam apoio à causa que é do Pará ”, explicou o deputado Celso Sabino.
“Bilhões de reais serão gastos para a construção de novos palácios, câmaras, contratação de pessoal e quem vai pagar tudo isso se estes novos Estados não serão auto-suficientes? É algo a se refletir”, ponderou o vereador de Belém, Carlos Augusto. “nosso maior bem hoje é nossa floresta e ela tambems erá dividida… Isso não pode acontecer”, exclamou o ambientalista André Lobato, o “Kaveira”, coordenador da ONG Arpanet.
“Este plebiscito vai decidir não apenas pela divisão do Pará, mas também de outros onze estados que também discutem divisões territoriais. O que acontece no Pará é teste, é piloto. Estamos decidido não apenas o nosso futuro, de ossos filhos e netos, mas de várias outras partes do País também”, ponderou Sérgio Pimentel, secretário municipal e coordenador de uma frente que também é contra a divisão do Pará.
DO LADO DE FORA – Carros de som com cartazes e dezenas de pessoas cantavam e celebravam a posição contrária a divisão do Pará do lado de fora da Alepa. A manifestação acontecia de forma simultânea à audiência pública que ocorria no auditório João Batista.  (Dol com informações são da Alepa).

0 comentários:

Postar um comentário