Nilson Pinto, um dos homens fortes do governador Simão Jatene, fala das ações do Governo na secretaria de Promoção Social. A entrevista foi publicada na coluna do jornalista Mauro Bonna, publicada na edição de hoje (18) do Diário do Pará.
Nilson Pinto é o secretário especial de promoção Social. Ocupou até o início de agosto a Seduc, onde foi substituído por Cláudio Ribeiro. Tucano de antiga plumagem, Nilson é figura destacada na retomada da gestão do PSDB à frente do governo do Estado. Já na posse como supersecretário, Nilson adiantou medidas que pretende viabilizar na área de Promoção Social, como a construção do novo Parque Ambiental de Belém, a
criação da Universidade Tecnológica do Estado do Pará e a implantação do curso de Medicina na Uepa de Santarém, no separatista Oeste paraense, embora Nilson enfatize que uma coisa nada tem a ver com a outra. Seu ninho compreende uma área sensível, a Educação e outra bastante visível, a Cultura. A secretaria especial de Promoção Social agrega nove órgãos peso-pesados: Seduc; Secult; Seel; Uepa; IAP; Centur; Fundação Carlos Gomes; Fundação Curro Velho; e Fapespa.O Pará obteve grande vitória com a expansão de rede federal de educação superior para Ananindeua e Marabá. Há planos de expansão do ensino superior estadual?
NILSON PINTO - Sim. Além da implantação de novos cursos da Uepa no interior do Estado, entre os quais o curso de Medicina em Marabá, o governo do Estado vai criar uma nova universidade estadual, a Unitec, para atuar na área tecnológica. A Unitec já vai nascer interiorizada, atuando em vários municípios paraenses.
Quais suas prioridades imediatas para a Promoção Social?Nilson - Viabilizar a implementação das metas definidas pelo governo na agenda mínima para as áreas da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Isso significa criar condições para a realização de 25 grandes projetos de interesse do Estado, entre os quais se incluem a Unitec, o Parque Ambiental do Utinga, o sistema paraense de monitoramento e avaliação da educação básica, a construção da praça do Esporte e Lazer no entorno do Mangueirão, a conclusão do estádio de Santarém e outros.
A criação das secretarias especiais contribui para o fortalecimento da campanha pela não divisão do Pará?Nilson - A criação das secretarias especiais contribui para melhorar a organização e a eficiência do governo, não tendo relação direta com o plebiscito.
Quais as novidades sobre a construção do novo Parque Ambiental de Belém e como ele será?Nilson – O projeto está sendo conduzido pelo dr. Paulo Chaves, nosso secretário de Cultura. A concepção geral está bem definida e os projetos de detalhe serão ainda elaborados. A idéia é utilizar a imensa área do Utinga como parque da cidade, envolvendo a população no esforço de conservar seu ambiente e dotando o espaço de equipamentos de aprendizado e lazer. Vai ser um marco do governo Simão Jatene.
A criação da Universidade Tecnológica é para quando?Nilson – Estamos discutindo, dentro do governo, os pontos básicos do projeto. A idéia é ter a Universidade em condições de funcionamento no segundo semestre do próximo ano. (Cláudio Darwich / DOL)
0 comentários:
Postar um comentário