terça-feira, 23 de agosto de 2011

Jatene afasta presidente da Santa Casa após morte de gêmeos

Após tomar conhecimento da morte de dois bebês nesta terça-feira (23) no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Belém, o governador do Estado, Simão Jatene, decide afastar a presidente da instituição, Maria do Carmo Mendes Lobato e a gerente de Tocoginecologia, Florentina Balby, até que seja feita a total apuração do caso.
O governador estava em Brasília (DF), onde cumpria agenda de trabalho, ele determinou a apuração rigorosa dos fatos. A mãe das crianças, portadora de uma doença crônica, chegou à Santa Casa em uma ambulância do Corpo de Bombeiros, com 30 semanas de uma gestação considerada de risco.
O caso - Uma médica da Santa Casa foi detida, na manhã desta terça-feira (23), acusada de omissão de socorro. Ela teria negado atendimento a uma mulher grávida de gêmeos. Os bebês morreram. Um deles teria nascido em uma viatura do Corpo de Bombeiros ainda na porta do hospital. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil. A Santa Casa nega a omissão no atendimento e diz que a médica não recebeu a paciente por falta de leito na UTI neonatal do hospital. A assessoria da Santa Casa também nega que ela tenha sido detida. Segundo a Santa Casa, a médica se apresentou na delegacia espontaneamente.
Segundo informou o Ciop (Centro Integrado de Operações da Polícia), a mulher, que faria tratamento de pré-natal na Santa Casa de Misericórdia, teria vindo de Outeiro, local onde reside, por volta das 4h da manhã, com fortes dores e procurado atendimento primeiramente na Santa Casa. Com a negativa, ela teria se dirigido ao Hospital das Clínicas. Como os médicos se recusaram a atendê-la nos dois hospitais, o marido dela acionou os Bombeiros através do Ciop e pediu apoio.
FONTE:ORM


2 comentários:

Marcos Aurelio disse...

Esta na hora de criar uma lei proibindo MEDICOS de administrar a saude e hospitais quebrando esse esquema que faz da saude um caos nesse estado, para isso existem cursos como administração, gestao publica e gestao hospitalar. essa polemica vai dar o que falar

Gabriela disse...

Afastaram a presidente da santa casa? Não vi isso. Tem que demitir essas imcompetentes, demitir por justa causa, pela morte de dois bebês e omissão de socorro. Essa justiça é cega. Pelo amor de Deus pensam na família desses bebês mortos.

Postar um comentário