quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mudar de escola requer cuidados

Há poucos dias do início de mais um ano, a preocupação com as matrículas escolares já faz parte da rotina de muitos pais, porém, independente dos cuidados referentes à compra de materiais e uniformes, é preciso atenção especial em casos de mudança de escola. Questões como o valor da mensalidade e o licenciamento da nova escola são fundamentais para garantir que o aluno não enfrente problemas.
Segundo a diretora do serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Eliana Uchôa, um dos primeiros aspectos a ser observado em casos de mudança de escola está relacionado às questões legais que cercam o seu funcionamento. “A escola tem que estar licenciada para funcionar. Os pais têm que ficar bem atentos a isso porque pode acontecer de a escola não ter a licença do MEC (Ministério da Educação) para funcionar e o aluno pode até perder o ano porque o certificado não terá validade”.
Segundo ela, a mensalidade também é um aspecto importante, já que deve ser estabelecida conforme o acordo estabelecido pelo Conselho Estadual de Educação. Ainda relacionado à questão financeira, a diretora afirma que o aluno não pode ter sanções por débitos financeiros. “A escola (de origem) não pode reter nenhum tipo de documentação por inadimplência. Ela tem que providenciar a transferência independente de possíveis débitos”, afirma. “A escola também não pode se negar a receber o aluno que esteja inadimplente em outra instituição, a não ser que o responsável esteja inserido no Serasa ou no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)”.
Além disso, para que o pai se sinta mais seguro ao mudar seu filho de colégio, ele pode exigir o acesso a algumas documentações da instituição. “Além de fazer uma visita, os pais podem exigir uma planilha da escola para que fique ciente dos futuros investimentos que a escola pretende fazer”.
IDEOLOGIA
Além das questões legais, os pais precisam atentar também para os aspectos ideológicos da escola que pretendem matricular seus filhos. Segundo a pedagoga Ana Tancredi, o ser humano é extremamente adaptável, porém, para que a criança se sinta bem na nova escola, é preciso identificar alguns elementos. “A primeira coisa a se considerar é quem está dirigindo essa escola, qual é a formação dessa pessoa e qual a sua visão de mundo porque é isso que vai indicar a filosofia dessa instituição”.
Ainda assim, segundo a pedagoga, antes de conhecer os conceitos e a filosofia educacional da instituição, os pais têm que definir quais suas expectativas. “Toda escola tem uma política pedagógica, então os pais têm que ter conhecimento do que querem para o seu filho”. Além disso, é necessário atenção às disciplinas abordadas na instituição, aos professores que trabalham na escola, ao espaço físico e aos materiais de desenvolvimento. “Esses são os fatores que vão dizer que escola é essa. Os pais têm que saber como será desenvolvido esse ensino”.
Ela orienta ainda que os pais exijam a apresentação do conteúdo programático da instituição no momento da matrícula para acompanhar o desenvolvimento ao longo do ano. “O aluno precisa se sentir parte da escola e ele só vai conseguir isso em um ambiente propício para essa interação com os novos colegas e com os professores”.











(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário