segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Chanceler brasileiro Antonio Patriota deixa cargo após fuga de senador boliviano

Patriota será substituído por Luiz Alberto Figueiredo 

Machado, que chefiava missão na ONU
Do R7, com Rede Record
Machado tem larga experiência em temas ambientaisMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Antonio Patriota deixou nesta segunda-feira (26) o cargo de ministro de Relações Exteriores do Brasil. A demissão ocorre após a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que chegou ao Brasil no sábado (24) após passar 15 meses na embaixada brasileira em La Paz.
Segundo o Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão e indicou para o cargo o representante do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado.
Em nota, a presidente agradeceu a dedicação e o empenho de Patriota nos mais de dois anos em que permaneceu no cargo.
O ex-chanceler agora vai justamente ocupar o posto deixado por Machado e chefiar a missão brasileira na ONU.
A queda de Patriota ocorre após a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina, que chegou ao Brasil no sábado (24) após passar 454 dias na Embaixada do Brasil em La Paz.
Para chegar ao Brasil, Molina saiu de carro de La Paz na sexta-feira (23) e seguiu até Corumbá (MS). O percurso de mais de 20 horas foi feito por um carro da embaixada brasileira. A autorização foi dada pelo chefe de chancelaria, ministro Eduardo Saboia, que ocupa temporariamente o cargo de embaixador.
De Corumbá, Molina seguiu para Brasília em um avião. O parlamentar boliviano desembarcou à 1h10 de domingo (25) no aeroporto de Brasília, acompanhado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

    0 comentários:

    Postar um comentário