domingo, 3 de julho de 2011

Autoridades municipais e estaduais marcam presença na inauguração do Sine e do centro de educação profissional de São Miguel do Guamá

A inauguração foi nesta sexta-feira, 01/07/11 pela manha. O prédio está cheirando a pintura nova. Tudo ainda não foi estreado. O lugar foi aberto ao publico pela 1ª vez durante a inauguração e tem um quê de modernidade. Esse é o SENAI/Guamá- Serviço Nacional de aprendizagem Rural onde a partir de agora, funciona também o centro de educação profissional- ou simplesmente Cep. O órgão veio para qualificar qualquer pessoa, principalmente jovens aprendizes de 14 á 29 anos de idade.
A implantação do Cep partiu do Sindicato da industria cerâmica de São Miguel que lançou a idéia e buscou parcerias, do empenho da federação das industrias do estado do Pará, do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial e da prefeitura de São Miguel.
O presidente da FIEPA, Jose Conrado, o diretor regional do SENAI, Gerson Peres, a prefeita do município, Márcia Cavalcante estiveram presentes. Todos os vereadores Guamaenses compareceram. O prefeito de Irituia e a Conselheira do Tribunal de contas do Estado,Lurdes Lima também participaram desse momento histórico para os munícipes da região.
O Cep vem com cursos de informática básica e avançada, eletricista predial com painéis para montagem de lâmpadas, manutenção industrial com maquinas para montar e desmontar, soldagem, e o laboratório de ensaio cerâmico para testar a qualidade da matéria prima usada para fabricar telhas e tijolos assim como todo o produto final produzido pelas cerâmicas locais. O laboratório é o curso mais importante do centro educacional porque São Miguel é o maior pólo ceramista do estado e detém mais da metade das vagas ofertadas no mercado de trabalho local. Alem desse só há mais 2 no norte do Brasil.
Alem de oficializar a inauguração, houve também a assinatura da equipe de funcionários que vai atuar no órgão. O projeto de implantação do SENAI começou a ser executado em 2009 aqui em São Miguel. Essa é a 15ª Unidade fixa no Pará e possui 742 m². Alem de São Miguel municípios próximos serão beneficiados. A área de abrangência ainda não foi definida mais a estimativa é atender 400 alunos/mês.
O Centro de educação profissional de São Miguel fica na rodovia BR 010, km 1.809, bairro industrial.
Correio 010 
Hamalya Queiróz-correspondente/São Miguel Guamá - foto de Heleno Matos

0 comentários:

Postar um comentário