sexta-feira, 8 de junho de 2012

NOVA PESQUISA ELEITORAL A PREFEITURA DE BELÉM



Nova pesquisa aponta o segundo turno entre os Pré-Candidatos do PSOL e o do PMDB na disputa para prefeito de Belém.
Acaba de ser concluída mais uma pesquisa sobre a intenção de voto para Prefeito de Belem encomendada e registrada, pelo BLOG DO BACANA. Na simulação de voto estimulado a pesquisa confirma: se as eleições à prefeitura de Belém fossem hoje, os candidatos Edmilson Rodrigues (PSOL) e José Priante (PMDB) passariam para o segundo turno. Edmilson chegaria com 36,0% dos votos e Priante com 18,7%. 
Os demais pré-candidatos conseguiriam os seguintes percentuais de intenção de votos: Zenaldo Coutinho (PSDB), 8,8%; Arnaldo Jordy (PPS), 7,7%; Alfredo Costa (PT), 4,6%; Jefferson Lima (PP), 4,3%; Anivaldo Vale (PR), 3,4%; Cássio Andrade (PSB), 1,0%; Sérgio Pimentel (PSL), 0,4%; Zé Francisco (PV), 0,4% e Jorge Panzera (PCdoB), 0,4%. Indecisos: 10,0%. Brancos e nulos: 4,3%.
Polarização entre Edmilson e Priante na liderança.
Assim como na primeira pesquisa divulgada neste espaço, realizada pelo Instituto Acertar ( 18 a 21 de abril/2012), a pesquisa atual confirma que a disputa pela prefeitura de Belém deve ser decidida em segundo turno e que, no momento, tende a polarização entre os candidatos Edmilson Rodrigues do PSOL e José Priante do PMDB.
A mostra revela que o candidato do PSOL continua mantendo estável sua intenção de votos. Segundo análise do pesquisador Dornélio da Silva, Edmilson Rodrigues é o candidato mais lembrado pelos eleitores por ter sido prefeito durante oito anos. Assim, o candidato do PSOL segue na disputa, consolidando-se na faixa atual, conforme demonstra a pesquisa. 
Priante, por sua vez, demonstra tendência de crescimento, alcançando um patamar próximo a 20% da preferência do eleitorado( considerando a margem de erro da pesquisa) e vem se distanciando ainda mais do bloco intermediário. De acordo com Dornélio, a saída do ex-governador Almir Gabriel da disputa influenciou positivamente o desempenho de Priante. 
Zenaldo e Jordy empatados no bloco intermadiario.
Na avaliação do pesquisador, apesar dos candidatos Zenaldo Coutinho e Arnaldo Jordy encontrarem-se muito próximos no terceiro e quarto lugar respectivamente com 8,8% e 7,7%. A saída do ex-governador Almir Gabriel também teria ajudado Zenaldo Coutinho, já que o candidato tucano está se aproximando da casa dos 9% das intenções de votos, embora ainda esteja longe de alcançar a mesma margem de Almir, que em outras pesquisas aparecia acima dos 12%.
Terceiro bloco, Alfredo, Jefferson e Anivaldo, ainda mais embolado
Já no terceiro pelotão o pré-candidato do PT Alfredo Costa, aparece perto dos 5%. Dornélio atribui o percentual às aparições de Alfredo nos recentes comerciais de televisão do PT e à força do partido. Os números atuais, entretanto, revelam que o PT de Belém ate o momento ainda não conseguiu reagir à derrota da ultima eleição ao governo do estado. 
Também embolado neste pelotão está o pré-candidato do PP o radialista Jefferson Lima com 4,3% da preferência do eleitor, que também esteve em exposição na mídia recentemente e aparece empatado tecnicamente com o candidato do PT e com o vice-prefeito Anivaldo Vale, que tem 3,4% dos votos e acabou de ser lançado como pré-candidato. Para Dornélio, o fato de ter sua pré-candidatura confirmada só recentemente, pode ter influenciado o discreto desempenho de Anilvaldo na pesquisa. Almir Gabriel, que foi preterido por Duciomar vinha apresentando melhor desempenho. O pesquisador avalia que o atual prefeito terá que investir muito para que a candidatura de Anivaldo se torne, de fato, competitiva.
Os demais candidatos, juntos, não conseguiram passar dos 
2, 2% das intenções de votos. 
Preferência partidária: PT e PMDB são os mais queridos pelos eleitores. 
Quando questionados sobre a preferência sobre partidos políticos, os eleitores consultados declaram a seguinte opinião, 16,5% preferem o Partido dos Trabalhadores – PT, enquanto que 11,9 % tem preferência pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB. Num segundo bloco, mais distanciado, aparecem o PSOL, com 4,8%, o PSDB com 3,5% e o PTB com 3,1% da preferência dos eleitores. Os demais partidos apresentam desempenhos pouco expressivos. 
Quem fez e como foi realizada a pesquisa.
A pesquisa foi coordenada pelo pesquisador e professor Dornélio da Silva, profissional com mais de 20 anos de experiência em investigação de opinião pública e estudos de ambientes eleitorais, especialista em marketing e análise de pesquisa e estudos sociais, diretor da agência Doxa Comunicação Integrada. A consulta ocorreu entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2012, onde foram realizadas 777 entrevistas em todos os bairros de Belém, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) sob o número PA-0015/2012.
Em relação ao sexo dos entrevistados, foram consultadas 50,6% de mulheres e 49,4% de homens. No item relativo a faixa etária, a pesquisa ouviu 23,21% de pessoas de 16 a 24 anos de idade. Pessoas entre 25 a 34 anos, foram 27,05%. De 35 a 44 anos, 24%. De 45 a 59 anos, 17,03%. E entrevistados acima de 60 anos, 8,01%. Quanto ao grau de instrução. Ensino fundamental, 24%. Ensino médio, 59%. Superior, 13,08%. pós-graduação, 0,8%. Sem escolaridade, 2,3%. Os percentuais de religião dos entrevistados. Foi o seguinte, Católica, 41,2%. Evangélica, 27,5%. Outras, 28,7%. Sem religião, 2,7%. Perfil de renda. Ate um salário mínimo, 29,8%. De 1 a 2 salários, 33,7. De 2 a 4 SM, 32%. Acima de 4 salários mínimos, 4,6%.
Dornélio da Silva e sua equipe técnica. 
Dornélio da Silva é graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Mas logo direcionou sua atuação profissional para a área dos estudos sociais. Especializado em Marketing pela Unama, passou a dar aula como professor nas áreas de pesquisa de marketing, endomarketing e planejamento de campanhas publicitárias. Atualmente, está fazendo o mestrado em Ciência Política na Universidade Federal do Pará. Fora da área acadêmica, Dornélio tem uma longa vivência nos processos eleitorais em todo o estado do Pará. Atualmente exerce o cargo de diretor da agência Doxa Pesquisa e Comunicação, sendo responsável por planejamento de marketing e análise de pesquisas quantitativas e qualitativas, também na área mercadológica. Diversos partidos políticos e empresas em todo o Pará tem recorrido a Dornélio esua equipe tecnica para saber como anda o desempenho de seus candidatos. BLOG DO BACANA

0 comentários:

Postar um comentário