quarta-feira, 13 de junho de 2012

Universitários representarão o Norte na Cúpula


Universitários representarão o Norte na Cúpula (Foto: Sidney Oliveira)
Durante a Cúpula dos Povos, delegação paraense vai buscar esclarecimentos (Foto: Sidney Oliveira)
Revista em quadrinhos, música e intervenções marcarão a participação de treze universitários paraenses e integrantes da Juventude Universitária pelas Causas Indígenas (Juci) na Cúpula dos Povos na Rio + 20, que acontece entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O evento - que acontece paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobreDesenvolvimento  Sustentável, a Rio +20 - tem o objetivo de articular efacilitar a participação da sociedade civil no processo iniciado pela conferência.

De acordo com um dos integrantes do Juci, Mateus Breyer, a proposta levada pelos universitários é a de se debater a viabilidade ou não dos chamados créditos de carbono (medida que permite que indústrias e nações possam reduzir seus índices de emissão de gases causadores do efeito estufa por um sistema de compensação). “Queremos levar esclarecimento acerca do crédito de carbono através das mil revistas em quadrinhos que conseguimos fazer. Vemos o crédito de carbono como a mercantilização da Amazônia e o acesso irrestrito à biodiversidade da Amazônia por essas indústrias”, disse. “Como exemplo dessa concessão de crédito de carbono temos a suposta venda do crédito de carbono por US$ 120 milhões aos índios Mundurucus. Mas, se dividido pelos 11.630 índios Mundurucus, esse valor parcelado chegava a US$ 28 por índio, o que é irrisório”.
Um dos universitários que irão ao Rio de Janeiro para participar da Cúpula, a indígena Eliene Putira, da etnia Baré, também espera receber esclarecimento sobre o que a concessão de créditos de carbono pode representar. “Não sei como vamos ser tratados (os índios). Esperamos da Rio +20 que comecem a escutar mais os indígenas nas questões que envolvem a Amazônia”, disse, ao informar que quatro etnias que fazem parte da Associação Indígena dos Estudantes da Universidade Federal do Pará irão à cúpula pela delegação da Juci. “Além de entender o que é esse crédito de carbono, que não entendemos bem ainda nas nossas bases”.
CARBONO É DE QUEM?
É o nome da revista em quadrinhos produzida pelos estudantes e que será distribuída às populações indígenas na Cúpula. A revista tem desenhos do universitário Luis Shikama. 
(Diário do Pará)

0 comentários:

Postar um comentário