quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nilson Pinto fala de ações na Promoção Social


Nilson Pinto, um dos homens fortes do governador Simão Jatene, fala das ações do Governo na secretaria de Promoção Social. A entrevista foi publicada na coluna do jornalista Mauro Bonna, publicada na edição de hoje (18) do Diário do Pará.
Nilson Pinto é o secretário especial de promoção Social. Ocupou até o início de agosto a Seduc, onde foi substituído por Cláudio Ribeiro. Tucano de antiga plumagem, Nilson é figura destacada na retomada da gestão do PSDB à frente do governo do Estado. Já na posse como supersecretário, Nilson adiantou medidas que pretende viabilizar na área de Promoção Social, como a construção do novo Parque Ambiental de Belém, a
criação da Universidade Tecnológica do Estado do Pará e a implantação do curso de Medicina na Uepa de Santarém, no separatista Oeste paraense, embora Nilson enfatize que uma coisa nada tem a ver com a outra. Seu ninho compreende uma área sensível, a Educação e outra bastante visível, a Cultura. A secretaria especial de Promoção Social agrega nove órgãos peso-pesados: Seduc; Secult; Seel; Uepa; IAP; Centur; Fundação Carlos Gomes; Fundação Curro Velho; e Fapespa.
O Pará obteve grande vitória com a expansão de rede federal de educação superior para Ananindeua e Marabá. Há planos de expansão do ensino superior estadual?
NILSON PINTO - Sim. Além da implantação de novos cursos da Uepa no interior do Estado, entre os quais o curso de Medicina em Marabá, o governo do Estado vai criar uma nova universidade estadual, a Unitec, para atuar na área tecnológica. A Unitec já vai nascer interiorizada, atuando em vários municípios paraenses.
Quais suas prioridades imediatas para a Promoção Social?Nilson - Viabilizar a implementação das metas definidas pelo governo na agenda mínima para as áreas da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Isso significa criar condições para a realização de 25 grandes projetos de interesse do Estado, entre os quais se incluem a Unitec, o Parque Ambiental do Utinga, o sistema paraense de monitoramento e avaliação da educação básica, a construção da praça do Esporte e Lazer no entorno do Mangueirão, a conclusão do estádio de Santarém e outros.
A criação das secretarias especiais contribui para o fortalecimento da campanha pela não divisão do Pará?Nilson - A criação das secretarias especiais contribui para melhorar a organização e a eficiência do governo, não tendo relação direta com o plebiscito.
Quais as novidades sobre a construção do novo Parque Ambiental de Belém e como ele será?Nilson – O projeto está sendo conduzido pelo dr. Paulo Chaves, nosso secretário de Cultura. A concepção geral está bem definida e os projetos de detalhe serão ainda elaborados. A idéia é utilizar a imensa área do Utinga como parque da cidade, envolvendo a população no esforço de conservar seu ambiente e dotando o espaço de equipamentos de aprendizado e lazer. Vai ser um marco do governo Simão Jatene.
A criação da Universidade Tecnológica é para quando?Nilson – Estamos discutindo, dentro do governo, os pontos básicos do projeto. A idéia é ter a Universidade em condições de funcionamento no segundo semestre do próximo ano. (Cláudio Darwich / DOL)

0 comentários:

Postar um comentário