terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Semma vai começar a fazer testes de balneabilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Departamento de Controle Ambiental (DCA), realiza teste de balneabilidade nas principais praias de Belém, nesta terça-feira (24), analisando a qualidade da água e atestando quais delas estão próprias ou não para o banho. A ação inicia, a partir da 8h30, com a coleta de água das praias de Outeiro e de Icoaraci.
Entre as praias que serão realizadas os testes estão a Praia do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci. Ainda este ano, mais quatro avaliações serão feitas.
 De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade e define que o parâmetro indicador básico para a classificação das mesmas em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.
De acordo com o Art. 5º da Resolução a amostragem deve ser feita, preferencialmente, nos dias de maior afluência do público nas praias e em local que apresente profundidade média de um metro. A Resolução estabelece também que poderão abranger períodos menores que de cinco amostras, desde que, sejam recolhidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.
Em 2011, cinco testes de balneabilidade foram realizados pela Semma nas praias dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, onde atestaram a Praia do Amor e Cruzeiro como imprópria para banho.
















(DOL, com informações Semma)

0 comentários:

Postar um comentário