quinta-feira, 24 de maio de 2012

Imagem da Virgem de Nazaré descerá do Glória


A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré vai descer do Glória na próxima segunda-feira (28), às 18h, em uma celebração realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. A imagem ficará no altar, mais perto nos fiéis, até quinta-feira, 31 de maio.
A descida dará início ao Tríduo, que prepara os católicos para a Coroação de Maria, ciclo marcado por intensas orações e que acontece como parte das comemorações do sexto aniversário de elevação da Basílica à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.
Também estarão presentes o Reitor da Basílica Santuário e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Pe. José Ramos, Padres Barnabitas e toda a Diretoria da Festa 2012.
A descida da Imagem do Glória, local onde repousa o ano inteiro em sua redoma de cristal antiprojétil, coincidirá com o encerramento das novenas marianas, realizadas nas paróquias da Arquidiocese e nas sete comunidades da paróquia de Nazaré desde o início do mês maio.

A imagem desce do Glória em apenas dois momentos: no aniversário da elevação da Basílica à condição de Santuário e durante o Círio de Nazaré.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada pelo caboclo Plácido, às margens do Igarapé Murucutu, em 1700, e originou a história de fé do povo paraense.
Santuário - A Basílica completa, no dia 31 de maio, seis anos que recebeu o título de Santuário. Ele foi outorgado pelo então Arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, por meio de um decreto arquiepiscopal assinado em 2006, com o objetivo de estimular o fluxo de romeiros e peregrinos ao templo mariano. Foi esta comemoração que motivou a descida da imagem original, que antes só acontecia uma vez ao ano, sempre no sábado às vésperas do Círio.
Raridade - Se a descida da imagem original do Altar-mor da Basílica é rara, a saída dela é mais rara ainda. A imagem original só deixou o interior da Basílica, até hoje, em situações excepcionais, como a procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém, no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. (DOL, com informações da Diretoria do Círio)

0 comentários:

Postar um comentário