segunda-feira, 21 de maio de 2012

Operação "Trânsito Sem Álcool" flagra irregularidades no trânsito da capital


A Polícia Civil divulgou neste domingo, 20, os resultados de mais uma operação "Trânsito Sem Álcool" realizada, neste final de semana, em quatro pontos da capital. Ao todo, 26 pessoas foram enquadradas por irregularidades no trânsito. Destas, uma foi autuada em flagrante por conduzir veículo sob efeito de bebida alcoólica. Outro condutor foi flagrado com uma porção de maconha dentro do carro e, assim, foi autuado por consumo de droga em TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Estiveram presentes na ação agentes das Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", Corpo de Bombeiros, Companhia de Transportes de Belém, Guarda Municipal de Belém e Polícia Rodoviária Federal. Com uso do aparelho Etilômetro - medidor do índice de consumo de álcool, os agentes montaram barreiras fixas de fiscalização no trânsito, entre as 23 horas de sexta-feira e as 5 horas da manhã de sábado. Os locais escolhidos foram a esquina das Avenidas Visconde de Souza Franco e Boaventura da Silva, bairro do Reduto; na Travessa Antônio Baena, bairro de Fátima; na Avenida José Malcher com Travessa 14 de Abril, em São Braz, e na Avenida Almirante Barroso em frente ao Mercado Municipal de São Braz. 
Policiais na fiscalização
Policiais na fiscalização
Material apreendido
Material apreendido

A operação percorreu diversas ruas de Belém, para fiscalizar o tráfego de veículos, no período noturno, como forma de prevenir ocorrências de acidentes causados por embriaguez e outros atos irregulares no trânsito da cidade. Durante uma abordagem, realizada na barreira de fiscalização montada na Avenida Visconde de Souza Franco, os agentes flagraram um condutor de carro particular em situação de embriaguez. "Ele estava com índice de 0,91 mg/L (miligramas por litro) de álcool no sangue, o que configura crime de dirigir sob efeito de álcool", informou o delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DRFVA), Marco Antônio Duarte, coordenador da operação. 

O Código Brasileiro de Trânsito determina que o condutor de veículo automotor não pode ter mais de 0,2 dc/L (decigramas por litro) no sangue, sendo considerado índice tolerável de até 0,6 dc/L, o equivalente a 0,3 mg/L de álcool no ar ao ser soprado no aparelho Etilômetro, também conhecido como Bafômetro. Em outra abordagem, no mesmo local, outro condutor estava com dois cigarros de maconha. Os dois condutores foram levados para a Seccional Urbana do Comércio, onde foram lavrados os procedimentos policiais. Ambos foram liberados logo em seguida e irão responder criminalmente na Justiça. A operação "Trânsito Sem Álcool" contou com duas Unidades Móveis - uma do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, com presença de equipe formada por um médico e dois peritos criminais - e outra para suporte das ações realizadas pela Polícia Civil. A ação policial representa mais segurança para a sociedade e visa diminuir os acidentes de trânsito na capital causados pelo consumo de bebida alcoólica. A operação vai continuar em todos os finais de semana. 

FOTOS: JOEL LOBATO (ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL/PA)


0 comentários:

Postar um comentário