terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Diretoria do Círio quer restaurar Basílica

Uma das metas da atual Diretoria do Círio, que se reuniu pela primeira vez ontem à noite no Centro Social de Nazaré, é a restauração interna e a conclusão da Basílica Santuário de Nazaré, que, apesar dos seus 100 anos, ainda está inacabada.
O sonho do novo coordenador da Diretoria, Kleber Vieira, é ver concluída uma capela permanente de oração, localizada embaixo do altar, que hoje serve somente de depósito. “É o nosso projeto maior”, diz Kleber. Ele diz que pretende fazer parcerias com o governo e com empresas privadas para a conclusão da capela, um local mais reservado para orações, muito comum nos santuários da Igreja Católica.
A Basílica também apresenta infiltrações e precisa de uma restauração interna. Ao mesmo tempo, é desejo dos novos diretores valorizar mais os vitrais da Basílica, com uma iluminação mais adequada que destaque essas verdadeiras obras de arte que hoje quase não são percebidas.
Os titulares das diretorias executivas estão elaborando o plano de trabalho para o Círio 2012, depois de terem feito avaliações e de reuniões isoladas com o coordenador. As mudanças devem começar pela própria Secretaria da Diretoria, que vai passar por treinamento para melhorar o acesso.
A Diretoria de Patrimônio vai realizar um inventário completo do patrimônio, incluindo os mantos e outros materiais do acervo do Círio. O tema do Círio deste ano é “Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria”.
CALENDÁRIO
30/05 – Apresentação do cartaz do Círio
23/08 – Missa do Mandato
09/10 – Abertura oficial do Círio
12/10 – Traslado para Ananindeua
13/10 – Trasladação
14/10 – Círio de Nazaré












 (Diário do Para)

0 comentários:

Postar um comentário